Cantalice: O 20 de novembro e a luta pela igualdade de oportunidades

Cantalice destaca as ações do governo na busca da dimunição da disparidade entre brancos e negros em nossa sociedade

negros-13-11-2013

Para o vice-presidente, o individualismo e o patrimonialismo estão arraigadoas nos setores dominantes

O vice-presidente do PT, Alberto Cantalice, narra, em artigo, a luta que os governos do partido têm travado para ampliar as oportunidades, principalmente para diminuir as disparidades entre brancos e negros no País. “A democracia plena, pressupõe que haja uma verdadeira igualdade de oportunidades para todas e todos”, afirma o dirigente.

Leia a íntegra.
“A Semana da Consciência Negra demonstra o quão é importante nos  aprofundarmos nas reflexões e nas buscas de soluções para a ainda trágica concentração de renda e riqueza na sociedade brasileira.
“As forças democráticas e populares sempre se bateram pelo fim da cultura da exclusão.”
A política de cotas, tanto nas universidades públicas, quanto nos serviços públicos, visam quebrar as disparidades existentes entre brancos e negros no que concerne à formação educacional superior e à pouca presença dos negros em postos de comando nas altas burocracias estatais.
A democracia plena pressupõe que haja uma verdadeira igualdade de oportunidades para todas e todos. Sem isso, continuarão as discriminações enviesadas, sendo relegados aos pobres e principalmente aos afro-descendentes, um hercúleo esforço de ascensão social ou os bafejos da sorte.
O Prouni tem aumentado significativamente o número de alunos oriundos das camadas populares aos bancos universitários. Iniciativa ainda do governo Lula,  o programa vem sendo expandido em muito, na gestão da Presidenta Dilma.
Claro que ações desta magnitude encontram severas resistências nos setores elitistas da sociedade. Não custa nada lembrar que o Brasil foi o último país a decretar o fim da chaga da escravidão.
As forças democráticas e populares sempre se bateram pelo fim da cultura da exclusão.
Muito tem sido feito nos últimos anos para se tentar erradicar a miséria e a pobreza do panorama social brasileiro. Não tem sido fácil pois a prática do individualismo e do patrimonialismo estão muito arraigadas nos setores dominantes pátrios.
Os esforços dos movimentos sociais e em especial a luta dos movimentos negros, tem conseguido impulsionar essas reivindicações mais do que justas. Mais do que necessárias!”
Alberto Cantalice é vice-presidente do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast