Odair Cunha: “Não podemos deixar que a democracia brasileira seja atacada”

Em entrevista ao Jornal PT Brasil, líder do PT na Câmara defende reação à altura contra ingerência internacional sobre instituições

Reprodução/TvPT

A regulação vai garantir a defesa dos direitos individuais e coletivos, a democracia e o Estado de Direito

O líder do PT na Câmara, deputado federal Odair Cunha (PT-MG) defendeu uma reação à altura do que ele chamou de ataque internacional à democracia brasileira, às instituições e à Constituição. O deputado referiu-se aos recentes ataques feitos pelo bilionário Elon Musk, dono do “X”, ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Tribunal Superior Eleitora (TSE) e ao governo Lula.

“É um ataque ao nosso modo de governar. Esses ataques ferem a soberania nacional na medida em que temos intrusos, pessoas que tem compromisso com seus interesses capitalistas e financeiros e atacam a democracia e as instituições”, declarou Odair, na manhã de quinta-feira (11), ao Jornal PT Brasil da TvPT.

A mobilização da bancada liderada por ele foi no sentido de retomar o debate, na perspectiva de um projeto que combata as mentiras espalhadas nas redes sociais.

“Aquilo que não pode no mundo real, não pode no mundo virtual. Esse é um princípio básico e essa semana dialogamos com os outros líderes partidários, com o presidente da Câmara dos Deputados para exatamente criar um grupo de trabalho que trate do tema. Não podemos deixar que a democracia brasileira seja atacada, ainda mais por intrusos estrangeiros”, alertou Odair, ao avaliar que o projeto original sofreu muitas alterações e reuniu muitos ‘inimigos’.

“A ideia é resetarmos, vamos dizer assim, o processo, voltarmos um pouco atrás, repensarmos um projeto que tenha esse foco central: o combate à disseminação de notícias falsas através das redes sociais”, detalhou Odair na entrevista em que tratou também das eleições municipais.

“Somos uma força viva presente na grandessíssima maioria dos municípios brasileiros. Precisamos que a bancada atue com a direção partidária no sentido de organizar as nossas candidaturas para as câmaras municipais e para os executivos. Onde não for possível lançar candidaturas do PT, devemos buscar o fortalecimento do campo democrático popular”, salientou.

Sintonia entre as instituições

Sobre a confirmação, pelo plenário da Câmara, na noite de quarta-feira (10) da prisão preventiva do deputado Chiquinho Brazão com 277 votos a favor, Odair afirmou que ficou feliz com a prevalência do bom senso entre os parlamentares.

A trama criminosa de mais de seis anos, segundo ele, buscou obstruir a Justiça, continuou atuando para obstruir a investigação sobre os mandantes e os executores da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e seu motorista.

“Prevaleceu o bom senso e o diálogo com as instituições brasileiras, na medida em que tivemos uma decisão que foi confirmada por quatro ministros do Supremo, foi pedida pelo procurador geral da República e também pela Polícia Federal, ou seja, as instituições que têm a responsabilidade primeira de investigar apontam como necessário que esses elementos estejam fora de circulação para que não continuem a cometer crimes”, assinalou o deputado.

Ao respeitar a decisão dessas instituições, a Câmara indica que a palavra continua com a Justiça para que o processo tenha sua continuidade, de acordo com Odair. Ele espera que a investigação seja concluída, os envolvidos sejam denunciados, julgados e os criminosos paguem pelos seus atos.

Com Lula, o Brasil se encontra consigo mesmo

O Brasil voltou a se encontrar consigo mesmo e a enfrentar seus problemas estruturais”, apontou Odair ao comentar sobre o lançamento do programa Minha Casa Minha Vida Rural e Entidades nesta quarta-feira (10), quando o presidente Lula anunciou a seleção de 112 mil novas unidades habitacionais. O governo tem como meta contratar dois milhões de novas unidades até o final de 2026 pelo novo Minha Casa Minha Vida, que completou 15 anos em março deste ano.

Ouça o Boletim da Rádio PT:

O governo passado, lembrou o deputado, não priorizou programas habitacionais e isso gerou o aumento do déficit no setor. “Moradia digna é fundamental e só alguém com a sensibilidade do presidente Lula poderia retomar um programa tão importante como esse para brasileiros e brasileiras”, ressaltou.

Sobre as principais matérias em tramitação na Câmara dos Deputados, o governo do presidente Lula tem uma agenda econômica intensa que precisa ser tratada e votada na casa, segundo Odair.

“O governo vai encaminhar a regulamentação da reforma tributária e precisamos concluir todo esse processo de debate nas duas casas legislativas. Nossa expectativa é que esses projetos sejam tratados, votados e aprovados para o bem do Brasil”, ressaltou.