Oficina discutirá reação aos ataques da extrema direita nas redes

Evento virtual com o tema “Desinformação na Rede” terá participação de especialistas estrangeiros com experiência em eleições na Espanha e no Chile

Site do PT

A Secretaria Nacional de Comunicação do PT realiza nesta sexta-feira (27) uma oficina destinada ao grupo de parlamentares e especialistas em comunicação.

O evento virtual, cujo tema é “Desinformação na Rede”, irá contar com a participação de renomados especialistas estrangeiros para conversar sobre suas experiências em responder aos ataques da extrema direita nas redes sociais durante as campanhas eleitorais realizadas em países como a Espanha e o Chile.

Participam como convidados da oficina os palestrantes: Javier Toret, ativista social e especialista em estratégia digital, participou de campanhas na Espanha;  Alex Olowski, com longa trajetória em marketing político digital, fez campanhas na Itália e Espanha; Francisco Villarroel, que foi coordenador geral de Comunicação da campanha de Gabriel Boric, eleito presidente do Chile; Samara Castro, advogada especializada em direito eleitoral, atuou nas eleições presidenciais do Chile e da Bolívia; e Diego Dorgam, que é especialista em Big Data e Data Science pelo MIT.

A oficina acontece das 14 às 18 horas (horário de Brasília) por meio da plataforma Zoom. Os palestrantes estrangeiros vão falar em espanhol.

Conheça um pouco mais sobre os especialistas que participam da oficina:

Javier Toret, psicólogo, pesquisador, ativista social e especialista em estratégia digital, comunicação política e tecnopolítica. Integra o Coletivo Democracia Real Já, que lançou as mobilizações do Movimento dos Indignados de 2011, e um dos que iniciou o projeto municipal Barcelona do Comum que elegeu Ada Colau prefeita em 2015. Foi coordenador de estratégia digital das campanhas de Colau nas eleições municipais de 2015 e 2020. Toret é autor do livro “Tecnopolítica e 15M: a potência das multidões conectadas”, cujo prólogo é de Manuel Castells.

Alex Orlowski, doutor em estratégia digital e especialista em marketing político online e big data. Desde jovem, Alex, que nasceu em Parma, na Itália, e hoje vive em Barcelona, na Espanha, desenvolveu paixão pelas tecnologias da informação e pelo cinema. Trabalha há mais de 30 anos no campo da comunicação. Criou a WateronMars, uma startup de comunicação digital que atua em nível internacional, com clientes em vários países além da Itália. Também colabora com investigações jornalísticas no âmbito da desinformação online e do extremismo da extrema direita, conduzidos por veículos italianos ou da mídia europeia. Foi professor em universidades italianas, em Munique, na Alemanha, e lecionou em universidades peruanas.

Francisco Villarroel, consultor em comunicação estratégica e integrante da Cooperativa Cuarto de Guerra, por meio da qual onde assessorou mais de 20 campanhas. Ex-coordenador geral de Comunicações da campanha presidencial de Gabriel Boric, eleito presidente do Chile, é advogado e integrante do comitê de especialistas em Artes Visuais dos Fundos de Cultura no Chile.

Samara Castro, advogada com atuação nas áreas de direito eleitoral e partidário, direito digital, privacidade e proteção de dados. Como especialista em identificar as provas de desinformação  para embasar ação judicial, atuou nas eleições recentes no Chile e na Bolívia. É vice-presidente da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ e coordenadora de Comunicação da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político. É membro da Conferência Americana dos Organismos Eleitorais Subnacionais para a Transparência (CAOESTE), do Observatório Eleitoral da OAB/RJ e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/RJ. Acompanhou como observadora internacional as eleições extraordinárias do Peru.

Diego Dorgam, professor pesquisador voluntário de Inteligência Artificial na Faculdade de Engenharia de Software da UnB, é CEO da Mapeo Digital e especialista em Big Data e Data Science pelo MIT. Ocupou, por seis anos, várias posições em diferentes órgãos do governo federal em atividades relacionadas à digitalização de processos e gestão de TI.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast