Onda vermelha entusiasma Fortaleza em final da campanha

Após quase dois meses de campanha, Luizianne contagiou a cidade com propostas progressistas e preocupação com as áreas mais pobres da cidade

Foto: Daniel Pearl Bezerra

Na manhã de sábado (1º), centenas de personalidades, militantes e admiradores tomaram as ruas do Centro de Fortaleza (CE) para mostrar que vão levar Luizianne Lins ao segundo turno das eleições municipais. O grito era geral: “Volta, Lôra!”, como Luizianne é chamada na cidade

Na noite de sexta-feira (30), Luizianne falou a à militância na Sede do PT e se comprometeu a dar avanços às políticas sociais que beneficiaram toda a cidade durante suas duas gestões entre 2005 e 2012.

Luizianne foi a prefeita que mais investiu na área social na história de Fortaleza. Nas suas gestões foram criados o Hospital da Mulher, o projeto do Vila do Mar, o maior plano de moradia popular da história do município, os CUCAs, o fardamento completo aos estudantes, diversos projetos para os jovens, além de ter mantida a passagem de ônibus mais barata entre as capitais do Brasil.

O povo mostrou, durante a campanha, que quer ver de novo a mulher que tanto investiu na juventude, nos trabalhadores e na população mais pobre da cidade.

O candidato a vice de Luizianne, o também petista Elmano de Freitas, comandou a caminhada pelo centro. Ao seu lado estavam o deputado federal José Guimarães (PT-CE), o presidente estadual do PT, De Assis Diniz e uma multidão de entusiastas da campanha popular e de esquerda da Lôra.

Guimarães, De Assis Diniz, Elmano e Deodato

Guimarães, De Assis Diniz, Elmano e Deodato

Entre os apoiadores de Luizianne, a sensação é de esperança e entusiasmo, enquanto seu adversário direto para ir ao segundo turno, Capitão Wagner (PR), perde mais adesão cada dia que passa entre os fortalezenses.

Para José Guimarães, “o sentimento é de virada para ir ao segundo turno. A campanha só cresce em Fortaleza, e deve crescer ainda mais até domingo. Vamos levar Luizianne ao segundo turno. Os setores populares estão conosco”.

O ex-deputado e ativista dos Direitos Humanos, Mário Mamede, também se mostrou confiante na virada assim que começar a contagem das urnas. “São enormes as possibilidades de estarmos no segundo turno. Há uma adesão muito significativa nesta reta final. Fortaleza será uma cidade de resistência ao golpe”, analisou.

Mário Mamede

Mário Mamede

De acordo com De Assis Diniz, a vitória de Luizianne representa o avanço de ideias progressistas à cidade em contraposição a candidaturas bastante conservadoras. “Não podemos deixar que voltem ideias fascistas a Fortaleza. Temos que votar em Luizianne nesse domingo”.

As ideias retrógradas, representadas principalmente por Capitão Wagner, é algo que preocupa, de fato, boa parte dos fortalezenses. Para o líder do PT na Câmara dos Deputados, Deodato Ramalho, é o momento da cidade mostrar que repudia o retrocesso.

Deodato Ramalho

Deodato Ramalho

“Nós vamos derrotar quem promove a política do medo e do terror em Fortaleza. Luizianne estará no segundo turno”.

Nazaré Antero, uma das líderes do grupo feminista Mulhres do Ceará com Dilma, também afirma que eleger Luizianne é uma forma de se contrapor ao conservadorismo e ao governo usurpador de Michel Temer.

Nazaré Antero

Nazaré Antero

“Estou muito entusiasmada, Luizianne vai voltar a ser nossa prefeita. Volta Lôra e fora os golpistas”, conclamou.

Já o candidato a vereador Ibiapino foi só palavras elogiosas à candidata petista. “Luizianne tem vários diferenciais. Ela é lutadora, bastante inteligente e muito honesta. Tem palavras firmes e não tenta enganar ninguém. Ela será a futura prefeita de Fortaleza”, garantiu.

Ibiapino, candidato a vereador em Fortaleza

Ibiapino, candidato a vereador em Fortaleza

d8fa2d3d-9c2a-40ee-95f0-a980458c27e3

c9d083c3-73bf-45dc-ab76-92d02f731951

Plenária da Vitória

Em uma grande celebração, o povo tomou a sede do PT nesta sexta-feira (30) para ouvir Luizianne Lins rumo ao segundo turno em Fortaleza. Além da militância aguerrida, estiveram presentes o senador José Pimentel, o deputado federal José Guimarães e o presidente estadual do PT, Francisco De Assis Diniz.

Para Luizianne, a campanha mostrou que lado o povo deve estar. “Com todo respeito, os outros candidatos não chegam aos pés da experiência política do PT em Fortaleza. O sonho de uma sociedade mais justa e solidária é a utopia que nos move”.

Foto: Daniel Pearl Bezerra

Foto: Daniel Pearl Bezerra

Por Bruno Hoffmann, de Fortaleza, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast