Operação integrada contra o Comando Vermelho prende 33 suspeitos na Bahia

Ao contrário das cenas desastrosas que foram vistas no Rio, na Bahia, a ação foi coordenada entre forças estaduais e a PF e capturou os líderes da facção na região

divulgação/PCRJ

Operação Freedom contou com articulação entre forças estaduais e a Polícia Federal

Uma grande ação  policial contra o crime organizado prendeu 35 pessoas na Bahia nesta terça-feira (04). A Operação Freedom foi deflagrada para cumprir 90 mandados de prisão e de busca e apreensão contra líderes do Comando Vermelho, facção criminosa que atua em territórios do Estado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, Polícia Federal e contam com atuação da Polícia Militar na localização e detenção dos criminosos. 

Ao contrário da desastrosa operação comandada pelo governador Cláudio Castro, no Rio de Janeiro, que deixou mais de 120 mortos, inclusive quatro policiais e pessoas sem passagem pela polícia, a ação na Bahia foi minuciosamente planejada e o foco são os chefes da facção e a desestruturação financeira da organização criminosa que é altamente perigosa. 

Além das prisões, a Justiça autorizou o bloqueio de contas de 51 alvos que têm ligações com a facção. Uma pessoa morreu durante o cumprimento dos mandados em Salvador. Ao todo, mais de 400 policiais estão envolvidos, entre eles agentes do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), do departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), e a Polícia Civil do Ceará, onde também ocorre o cumprimento de mandados. Efetivos de batalhões especiais da Polícia Militar também estão colaborando. 

Leia mais – Líder do PT aciona STF contra Cláudio Castro por atentado à soberania

Em nota, a Polícia Civil da Bahia afirmou que a operação deve ajudar na elucidação de pelo menos 30 assassinatos. “Visa enfraquecer a estrutura criminosa, apreender armas e bens, prender lideranças e interromper o fluxo de recursos ilícitos utilizados para manter o domínio territorial e a prática de homicídios”, destaca o texto. 

Ouça o boletim da Rádio PT

Líderes presos no Ceará

Além da Bahia, as ações também ocorreram no Ceará. No estado, foram presos Luís Lázaro Santana Alves, conhecido como LL, e sua esposa, Marielle Silva Santos. Ambos, de acordo com a polícia, são responsáveis pela lavagem de dinheiro da facção. As prisões ocorreram na cidade de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará.

Leia mais – Governo federal e estadual unificam ações e criam escritório contra o crime no Rio

Luís e Marielle Silva são os principais alvos das investigações. Ao contrário do que ocorreu no Rio, quando nenhum dos alvos foi encontrado, na Bahia e no Ceará, a operação teve sucesso em localizar os líderes do tráfico, de acordo com os investigadores.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast