Orlando Silva: Em defesa da democracia e do Brasil

Foto: EBC

O ano de 2015 foi marcado por intensas disputas que tomaram conta do cenário político nacional. Testemunhamos, ao longo de todo o ano, debates, manifestações, ruas ocupadas com fortes oscilações políticas.

Também, este ano, presenciamos o avanço das forças conservadoras, que operam para destituir o governo legítimo da presidenta Dilma Rousseff, criando um clima de ameaça à democracia e aos avanços conquistados no último período.

Lembremos que, na trajetória da República, os golpes da direita foram sempre contra o Brasil, o povo e a democracia. Agora não é diferente.

O Governo Dilma já comprovou seu compromisso em criar as condições para superar a crise econômica, retomar o crescimento e o desenvolvimento, com valorização do trabalho e redução das desigualdades sociais.

Nossas ruas foram tomadas por milhares de brasileiros e brasileiras que querem um Brasil forte, desenvolvido, soberano e transparente. A vigorosa mobilização do povo, filha de lutas históricas, é a inspiração que move o país e é ela, neste momento, que enfrenta as forças conservadoras que não aceitam esse novo Brasil.

Considero que o momento agora é de construir caminhos para que o país recupere a estabilidade institucional, condição indispensável à retomada do crescimento econômico. O que está em jogo são as conquistas de um ciclo político que colocou o Brasil nos trilhos do desenvolvimento, fortaleceu nossa soberania, ampliou a democracia, retirou 40 milhões de brasileiros da pobreza extrema, reduziu as desigualdades sociais e regionais e reposicionou o Brasil no cenário internacional.

A intensa polarização que divide o Brasil em dois, os que se posicionam por um país ainda mais soberano e forte e os que ainda legitimam modelos antigos e importados, nos alerta para a luta que seguirá. O momento é de unidade dos amplos setores da Nação, apoiada pelo povo, para o país vencer a crise e não voltar atrás.

Em 2016, nosso foco deverá ser na luta e mobilização dos amplos setores da nossa sociedade contra os retrocessos e em defesa do avanço das conquistas. É hora de travar a luta política de ideias, nas ruas e nas redes sociais, denunciar o golpe e fazer chegar ao povo a interpretação correta do que está em jogo. Nossa missão será, a cada dia, empenhar mais força e defender a construção de um Brasil cada vez mais independente, soberano e democrático.

Estamos juntos nesta caminhada e ela está apenas começando!

(*artigo originalmente publicado no portal Brasil 247)

Orlando Silva é deputado federal pelo PCdoB de São Paulo, ex-ministro do Esporte e vice-líder do Governo na Câmara do Deputados