Pandemia: NAPP Saúde critica governo pelo fim da emergência sanitária

O NAPP Saúde / Setorial Nacional de Saúde do PT alerta sobre a decisão unilateral do governo Bolsonaro diante da gravidade do quadro sanitario no mundo

Site do PT

O Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas – NAPP Saúde/Setorial Nacional de Saúde divulgou nota criticando a decisão unilateral do governo Bolsonaro, anunciada no domingo de Páscoa, de acabar com a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Covid-19.

Segundo o NAPP Saúde, novamente o governo federal desconsidera a gravidade do quadro sanitário e demonstra o seu desrespeito às evidências científicas e à proteção da saúde da população, pois o consenso entre a Organização Mundial de Saúde, OPAS, governos e sociedades médicas especializadas no campo da saúde pública é o de que a pandemia não acabou.

É verdade que observamos a diminuição do número de casos e de óbitos. Todavia, ainda convivemos com 100 mortes e mais de 13 mil casos como média móvel de sete dias. Nas semanas que antecederam a eclosão das ondas epidêmicas anteriores, por Delta e Ômicron, tivemos menos casos que na semana passada”, ressalta o documento do NAPP Saúde.

O NAPP Saúde considera uma irresponsabilidade do governo decretar o fim da pandemia, “quando o correto seria aprimorar as medidas de prevenção e controle do coronavírus“. De acordo com a nota, nos últimos dias foram registrados óbitos em mais de 66 países e casos da doença continuam ocorrendo em número ainda maior.

“Os gestores do SUS já alertaram para os impactos significativos de um encerramento abrupto da pandemia, em função das normativas do próprio Ministério da Saúde e daquelas adotadas nos municípios e estados que se respaldam na declaração de emergência. Nenhuma medida foi adotada para revêlas e atualizálas. Assim, ações de vigilância em saúde e assistência,
como as de atenção básica, especializada e hospitalar, inclusive leitos de UTI poderão ser gravemente comprometidas“, alerta o documento divulgado pelo NAPP Saúde.

A nota sugere ainda uma série de medidas que devem ser tomadas diante da decisão de se estabelecer o fim da emergência sanitária pela Covid-19.

Leia abaixo a íntegra do documento

Da Redação, com NAPP Saúde

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast