Consultor do Vaticano leva a Lula rosário abençoado por Papa

Juan Gabrois denuncia caráter “estritamente político” de decisão da PF de impedir que ele visitasse Lula e desse recado enviado pelo papa

Eduardo Matysiak agência PT

O emissário papal Juan Grabois. Para ele, tenta-se um "golpe preventivo" no Brasil

O ex-presidente Lula recebeu na segunda-feira (11) do ex-consultor do Vaticano Juan Gabrois um rosário abençoado pelo Papa Francisco. Surpreendentemente, porém, a Polícia Federal impediu a visita do religioso sob alegação de que não se trata de um padre ordenado.

“Criam-se condições obscuras para condenar uma pessoa. A mídia começa a falar mal das pessoas, dos dirigentes, e com a calúnia e a difamação essas pessoas ficam manchadas. Depois chega a Justiça, as condena e, no final, se faz um golpe de Estado“, afirmou, na ocasião.

Sua visita estava acordada desde a semana passada porque é este o dia da semana em que Lula está autorizado a receber visitas de caráter espiritual, como prevê a Resolução nº 8 de 2011 do Conselho Nacional de Política Penitenciária, que prevê a assistência religiosa em estabelecimentos penais, assegurando a presença de representantes religiosos, com autorização para organizar serviços litúrgicos e fazer visita pastoral.

O rosário que o Papa Francisco enviou ao ex-presidente Lula. Policiais federais ficaram com o presente, prometendo entregá-lo ao verdadeiro dono

Na saída do prédio da PF, o consultou não escondeu toda a sua contrariedade com o ocorrido, nem a clara motivação política na proibição de sua visita e na própria prisão de Lula. “Esta proibição prova toda a deterioração das instituições no Brasil. Estou pessoalmente muito triste, vim de longe para dialogar com uma pessoa querida em toda a América Latina. Agora, vou embora vou com o sentimento de que algo obscuro deve estar acontecendo no Brasil”, afirmou o funcionário do Vaticano.

“Isso é um golpe preventivo”

Bastante impressionado, Juan Grabois não parou por aí: “Por aqui, no Brasil, utilizam as instituições para destruir as próprias instituições, calando vozes dissonantes. Cercearam minha função de entregar um rosário, mandar uma mensagem do Papa. Impedem, assim, que Lula se comunique com pessoas de todo o mundo que veem com muita tristeza essa situação injusta que está acontecendo com ele”, disse, destacando ainda toda a dimensão atentatória a direitos da prisão de Lula: “Estão também cerceando o direito de povo brasileiro, de poder escolher quem ele quiser para presidente.  Este é um golpe preventivo, antecipado, com políticos corruptos, Justiça parcial e com a ajuda dos meios de comunicação.”

Da Redação da Agência PT de Notícas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast