Para avançar na reforma política é preciso consenso, diz Jorge Viana

Em primeiro dia de trabalho da comissão especial da reforma política, senadores reconhecem necessidade de agilizar o debate para votar os temas no plenário

Jorge Viana (PT-AC)

A primeira reunião da Comissão Especial da Reforça Política foi realizada nesta terça-feira (23), com a participação de 40 senadores. A expectativa é aprovar uma proposta de reforma política e eleitoral até 17 de julho, antes do início do recesso parlamentar.

Os senadores terão o trabalho de organizar os temas da reforma política para votação em Plenário. Durante a reunião ficou decidido que o objetivo da comissão será agilizar o debate sobre os assuntos que precisam ser votados. Para isso, os parlamentares devem “buscar alcançar o consenso”, defendeu o presidente responsável pela comissão, senador Jorge Viana (PT-AC).

O trabalho da comissão, segundo informou o portal “PT no Senado”, será concentrado na alteração das leis ordinárias, para não haver necessidade de alterar a Constituição Federal. “Já que a propostas de emendas à Carta exigem quórum qualificado de três quintos das duas Casas legislativas e têm ritmo muito mais moroso”.

Em plenário, o petista Jorge Viana agradeceu a indicação para assumir a presidência da comissão e reforçou que todos devem se esforçar para garantir que “a política brasileira fique melhor”.

Viana também ressaltou que a política brasileira de hoje está sem prestígio e encontrar um consenso para aprovar a reforma política será importante para o país e para o parlamento. “Um ponto essencial é darmos um jeito de não haver abuso de poder econômico em eleição, fortalecer os partidos políticos, valorizar os mandados  e dar mais transparência as atividades que recebem das urnas, e com isso, resgatar o respeito da sociedade conosco”, disse.

A  segunda reunião da comissão está prevista para a próxima terça-feira (30). Sessões deliberativas poderão ocorrer no final de semana para garantir agilidade na votação em plenário.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast