Para ex-premiê de Portugal, direita dá golpe político no Brasil

José Sócrates afirma que o impeachment da presidenta Dilma é vingança política da direita, que não aceita a derrota nas urnas

Em entrevista ao jornal El País, publicado no domingo (10), o ex-premiê de Portugal José Sócrates opinou sobre o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Para ele, o que ocorre no Brasil é uma tentativa de destituição sem delito, sem fundamento constitucional.

“O impeachment de Dilma Rousseff é uma vingança política da direita, que não aceita a derrota nas urnas. Não basta fazer acusações, é preciso fazer julgamento; condenar alguém sem direito à defesa acontece no Brasil e em Portugal, condenar sem julgar; destituição sem delito e sem fundamento”, afirmou.

José Sócrates enfatizou que o pedido de impeachment de Dilma “é um golpe político da direita”, que visa “impedir a candidatura de Lula à presidência de 2018”.

“A acusação de corrupção se transformou no instrumento jurídico para a destruição política; antes, para eliminar um político acusavam-no de atentar contra a segurança do Estado. O golpe de força moderno é a falsa acusação de corrupção. Não são necessários fatos nem provas, basta acusar para que tenha o efeito de um assassinato político”, afirmou.

O ex-premiê português falou, ainda, dos vazamentos à imprensa de conversas telefônicas entre Lula e Dilma. “O juiz cometeu um delito; pedir perdão não o exime da culpa. A legitimidade de um juiz se baseia na imparcialidade, com esse gesto a perdeu. Já não o vejo como um juiz, mas como um ativista político”, finalizou.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast