Para líder, novo reservatório do pré-sal reforça papel estratégico da Petrobras

Para o líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), as novas jazidas de petróleo reforçam a necessidade de se defender a Petrobras, que tem adotado um novo sistema de governança, e o regime de partilha

Foto: Arquivo PT

A notícia da descoberta de novo reservatório do pré-sal foi comemorada pelo líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), nesta terça-feira (29). A Petrobras confirmou, no início da semana, a existência de petróleo leve e de boa qualidade no terceiro poço na área de Carcará, localizado em águas ultraprofundas da Bacia de Santos.

“A descoberta evidencia o papel estratégico da Petrobras, cuja tecnologia levou à descoberta do pré-sal, que é uma das maiores províncias petrolíferas do planeta, e ao mesmo tempo mostra que estamos certos ao defender o sistema de partilha do petróleo na área, com a estatal como operadora única”, afirmou.

Sibá destacou também o potencial da área, com capacidade, segundo informou a estatal, de se tornar um novo mega campo de petróleo, semelhante ao Campo de Lula, o maior em exploração do pré-sal brasileiro. A área de Carcará poderá ser incluída entre as maiores descobertas de petróleo do Brasil.

O petista criticou a oposição, capitaneada por PSDB e DEM, por insistirem na mudança do marco regulatório do pré-sal, aprovado pelo Congresso em 2010. “A oposição quer retirar da Petrobras o papel de operadora única do pré-sal para beneficiar as multinacionais do petróleo’’, disse.

“Isso afeta a soberania nacional e os interesses de todo o povo brasileiro, já que o regime de partilha assegura bilhões de reais para a educação e saúde, garantindo uma espécie de passaporte para o futuro do Brasil”, refutou.

As novas jazidas de petróleo, conforme o líder, reforçam a necessidade de se defender a Petrobras, que tem adotado um novo sistema de governança, e o regime de partilha.

O pré-sal, descoberto em 2006 pela Petrobras, hoje produz mais de 800 mil barris/dia, superior a um terço de toda a produção mensal brasileira de petróleo. “O Brasil precisa ter o controle estratégico do pré-sal, via Petrobras. É com a estatal que vamos garantir o uso do petróleo em beneficio de toda a sociedade brasileira’’, disse Sibá

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT na Câmara

PT Cast