Para Pochmann, recuperação econômica deve considerar preservação ambiental

O economista e presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, estreou nesta terça-feira (10) o programa “Observatório LD”, da Rádio Linha Direta e da TevêFPA

Na manhã desta terça-feira (10), aconteceu a estreia do Observatório LD, programa da Rádio Linha Direta e da TevêFPA que marca mais uma parceria do PT-SP com a Fundação Perseu Abramo e busca entender melhor o mundo e, sobretudo, oferecer uma visão mais ampla ante a apresentada pelos meios de comunicação hegemônicos que oferecem uma visão monopolizada.

Apresentado pelo economista, professor da Unicamp e presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, o programa contou com a presença da presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira, e do novo secretário da JPT-SP, Erik Bouzan. A jornalista Rosário Mendez interagiu com os internautas que ouviam ou assistiam o programa.

Com visões que fogem do óbvio, Observatório LD debateu a greve dos caminhoneiros, o acidente com a barragem de Mariana (MG), o cenário econômico, a reorganização do ensino público estadual de São Paulo, entre outros assuntos, e até respondeu perguntas de internautas.

Ao comentar a tragédia que ocorreu na cidade mineira, Marcio Pochmann frisou que o momento exige muita reflexão de todos que destacam a necessidade do país voltar a crescer.

De acordo com ele, a retomada do crescimento não deve ser feita de maneira descolada. Ela deve ser pensada e levar em consideração todos os fatores que preservem o meio ambiente. “Estamos diante de um quadro mais preocupante em relação a questão do meio ambiente”, disse.

“A gente sabe que não adianta o Brasil voltar a crescer se for sustentado em setores que, infelizmente, terminam degradando o meio ambiente e aumentando a emissão de gás carbônico”, ressalta.

Para Pochmann, é necessário pensar uma recuperação econômica que considere também o tema ambiental, uma transição ecológica. “O Brasil precisa olhar e voltar a crescer, mas também favorecendo esse combate aos problemas ambientais”, pontua.

Convidada a falar sobre o assunto, a presidenta do Sindicato dos Bancários ressalta que é necessário pensar em alternativas de retomar o crescimento de uma forma sustentável. “Quando pensar num projeto de crescimento, tem que pensar com esse víes”, disse.

Ela ainda, em nome do sindicato, se solidarizou com as vítimas da tragédia e cobrou um debate mais enfático sobre alternativas sustentáveis no partido e no mundo sindical.

Pensando nos projetos de sua gestão, o secretário estadual de Juventude do PT-SP avalia que um dos maiores desafios da juventude de esquerda é acertar uma pauta para debater a sustentabilidade.

A reapresentação do Observatório LD acontece quinta-feira, às 10 horas.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informação do “Portal Linha Direta”

PT Cast