Partidos pedem ao TSE mais prazo para formação de Federação

Alessandro Dantas

Gleisi Hoffmann, presidenta do PT

O PT, PSB, PC do B e o PV decidiram acionar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para questionar o prazo dado pela Justiça Eleitoral para a formação de federações partidárias. A decisão foi tomada em reunião realizada na quinta-feira, 20, em Brasília, questiona o prazo dado pelo TSE exigindo definição até março.

A decisão de pedir ampliação do prazo ocorreu após encontro entre Gleisi, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), o governador Paulo Câmara (PSB-PE) e o ex-governador paulista Márcio França (PSB-SP).

As legendas consideram que o prazo dado pelo TSE é muito exíguo e destoante da realidade política do país. “O tempo da política não pode ser pressionado pela burocracia. A gente espera que o TSE seja bastante sensível”, disse a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann.

“Esta não foi uma reunião de definição, mas uma reunião de conversas e entendimentos. O que ficou claro é que a gente tem a disposição de construir a federação. Mas o tempo da política não pode ser dado pelo tempo burocrático do TSE”, reafirmou Gleisi.

Os partidos também decidiram realizar uma nova reunião na próxima quarta-feira, 26, em Brasília, para avaliar o andamento do processo. Na quinta-feira, haverá reunião em Pernambuco entre o PT e o PSB para discutir a situação regional.

Da Redação, portal IG