Patrus recebe movimentos sociais e garante diálogo frequente

Ministro se reuniu com representantes da Contag, do MPA e da Fetraf

reu

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, deu início, na quarta-feira (21), ao diálogo com os movimentos sociais a fim de garantir a participação da sociedade civil na construção do “rural brasileiro”. A interlocução frequente foi uma das promessas que o ministro fez em seu discurso de posse, no início do mês.

“Estamos recebendo os movimentos sociais e esta será uma iniciativa recorrente que vamos manter neste mandato. Queremos ter um diálogo constante e sincero com a sociedade civil organizada para planejarmos o rural”, afirmou Patrus Ananias. Ele recebeu representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e da Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Brasil), na sede do ministério, em Brasília.

O presidente da Contag, Alberto Broch, elencou ao ministro as expectativas para o campo. “Para nós, é fundamental o fortalecimento da agricultura familiar a partir de investimentos na organização e na agroindustrialização, bem como na contínua melhoria das atuais ações do ministério e no avanço da questão agrária. Temos a expectativa de mantermos tudo o que estiver bom, avançando ainda mais no meio rural”, observou.

O ministro defendeu que os movimentos sociais se unam por um bem comum para alcançar mais facilmente os mesmos objetivos. “Nossa luta é difícil, a reforma agrária é pauta no Brasil desde o século XIX, então, acho muito importante que os movimentos sociais dialoguem entre si para alinhar esforços e tornar a sociedade civil ainda mais forte”, concluiu Patrus.

Da redação da Agência PT de Notícias com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário