Paulo Pimenta: “o fato novo da conjuntura política do País é Lula”

Líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou que semana será de grande agitação política, dentro e fora do Congresso Nacional

Gabriel Paiva

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou nesta segunda-feira (18), em seu canal no YouTube, que esta semana será de grande agitação política, dentro e fora do Congresso Nacional. “Uma semana que promete”, analisou. Segundo Pimenta, “o fato novo da conjuntura política do País é Lula!”.

O parlamentar ainda aponta como assuntos motivadores de grandes debates nesta semana a tentativa de votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara da proposta de emenda à Constituição que permite a prisão logo após a condenação em segunda instância (PEC 410/2018); o depoimento da ex-líder do governo Bolsonaro Joice Hasselmann (PSL-SP), na CPMI das Fake News; e a votação no STF da ação que trancou a investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro sobre o senador Flávio Bolsonaro (PSL), fruto do escândalo envolvendo o seu ex-assessor Fabrício Queiroz.

Apesar disso, o líder petista aposta que Lula vai continuar sendo o destaque do noticiário político nacional da semana. Ele lembrou que desde que conquistou a liberdade o ex-presidente já participou de vários eventos: na Vigília Lula Livre – em Curitiba (PR) – logo após a libertação; o reencontro com a militância em São Bernardo do Campo (SP); na reunião da Executiva Nacional em Salvador (BA) e ontem no Festival Lula Livre, em Recife (PE), com mais de 200 mil pessoas presentes.

“Em uma semana o Lula movimentou a política do Brasil, movimentou a nossa militância em quatro estados, em três regiões, reacendendo na população uma sensação de que as pessoas estavam esquecidas: esperança! O Lula consegue ter uma capacidade extraordinária de ficar 580 dias presos numa solitária em Curitiba e sair de lá transbordando esperança, gratidão…as palavras do Lula são muito de gratidão, de reconhecimento a todo apoio que ele recebeu em todo esse período que ele esteve lá”, observou Pimenta.

América Latina

 

O líder enfatizou ainda que Lula se encontra em liberdade justamente em um momento de grande efervescência política na América do Sul. “Às vésperas da eleição do Uruguai, logo após a vitória do Alberto Fernández e da Cristina (Kirchner) na Argentina, uma crise sem precedentes no Chile, uma mobilização que ainda não arrefeceu no Equador, a luta permanente do povo venezuelano e, agora, mais recentemente, o golpe na Bolívia contra Evo Morales e (Álvaro García) Linera”, lembrou.

Ainda de acordo com Pimenta, a liberdade de Lula deve ter reflexos também no cenário político da América do Sul porque a liderança do ex-presidente “não está restrita apenas ao Brasil”. “O presidente Lula se torna um personagem central desse processo, porque a liderança do Lula vai para além das fronteiras do nosso País. Eu, nos últimos dias, dei várias entrevistas para a Argentina, e é impressionante o carinho, a expectativa criada na Argentina com a possibilidade de que Lula participe da posse de Alberto Fernández no dia 10 de dezembro!”, ressaltou.

Veja abaixo, na íntegra, o vídeo do líder do PT:

Uma semana que promete!

UMA SEMANA QUE PROMETEO líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), faz uma análise sobre os principais assuntos que devem ser prioritários na semana que se inicia. Joyce Hasselmann na CPMI das fake news é um dos temas quentes da semana, anuncia Pimenta.LEIA MAIS: https://ptnacamara.org.br/portal/2019/11/18/paulo-pimenta-destaca-no-youtube-que-semana-promete-e-que-lula-continua-como-fato-novo-da-conjuntura/

Publicado por PT na Câmara em Segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast