Pegou pressão! Lula e Jerônimo levam multidão às ruas de Salvador

Em ato nesta quarta (12), povo baiano lota ruas da capital na arrancada de Lula rumo à vitória. “Obrigado por fazer a maior passeata que a Bahia já viu”, agradeceu o ex-presidente, ao lado de Jerônimo e Rui Costa

Ricardo Stuckert

Com a força e a vontade do povo: Lula é recebido em ato histórico em Salvador, nesta quarta (12). Foto: Ricardo Stuckert

“Obrigado por fazer a maior passeata que a Bahia já viu”. Com essas palavras, o ex-presidente Lula iniciou o comício da Coligação Brasil da Esperança, uma festa popular de grandes proporções que tomou as ruas de Salvador, nesta quarta-feira (12). O ato histórico, que consolida a mobilização de rua do Nordeste rumo à vitória de Lula no dia 30 de outubro, contou com o governador Rui Costa e o candidato do PT ao Executivo estadual, Jerônimo Rodrigues.

“Estou aqui para agradecer a cada mulher, a cada homem, a cada adolescente que, no dia 2 de outubro, teve a ousadia e a coragem de colocar meu nome na urna eletrônica”, afirmou Lula, lembrando que é grato ao povo baiano desde suas primeiras votações para presidente em 1989. “Preciso que vocês elejam Jerônimo governador da Bahia, quero repetir a parceria que fiz com o companheiro Jaques Wagner, que eu fiz e o PT fez, no primeiro mandato, com o Rui Costa”, pediu Lula. 

Para Lula, é pelo Pacto Federativo e pelo respeito entre entes que o Brasil poderá reintegrar políticas públicas em favor da população nos municípios, com transparência e responsabilidade no emprego do dinheiro público. Bem o oposto do que faz Bolsonaro com o orçamento secreto, que desvia verbas para o favorecimento de aliados.

Bolsonaro atacou prefeitos e governadores

“A parceria entre o governo federal, estadual e as prefeituras é necessária para que o povo seja beneficiado pelo administrador público, é preciso cuidar do Estado”, advogou Lula. “Esse genocida que governa o Brasil, ao invés de conversar com governador, resolveu brigar com os 27 governadores de estado”, lamentou.

“Esse cidadão nunca recebeu um prefeito, vive fazendo desaforo, sem nenhum respeito à sociedade”, acusou Lula. “Ele usa o nome de Deus em vão. Essa semana, ele foi escorraçado no Círio do Nazaré, ele tentou fazer política na procissão onde não foi convidado. Hoje, arrumou briga na Aparecida do Norte, onde também foi sem ser convidado, tentando tirar proveito da religião”.

LEIA MAIS: Conheça as propostas de Lula para proteger as crianças brasileiras

Pela liberdade religiosa

“Tenho 76 anos, respeito todas as religiões. Aliás, fui eu quem criou a lei, em 2003, de liberdade religiosa. E não tiro proveito de religião”, pontuou Lula, no comício.

“Respeito todas, o budismo, o judaísmo, o hislamismo, o católico, o evangélico, a religião de matriz africana, todas as religiões. Cada um professa a religião que quer e Deus está olhando para todos em igualdade de condições”.

Acabar com a fome novamente

Lula voltou a lamentar o terrível quadro de fome que castiga as famílias de 33 milhões de brasileiros graças ao descaso de Bolsonaro. “Não é normal um país que já foi a sexta economia do mundo, que é o terceiro produtor de alimentos do mundo, que é o primeiro produtor de carne do mundo tenha gente passando fome, comendo osso e carcaça de frango”, disparou.

LEIA MAIS: Lula: “Minas mostra que quer democracia, emprego e respeito às mulheres”

“Hoje é dia da criança e nesse país 33 milhões não têm o que comer. Fico me perguntando: quantas crianças hoje almoçaram, tomaram café? Quantas crianças foram dormir sem tomar um copo de leite com café? Isso não é normal”, disse, quase aos prantos.

Galeria de fotos (Ricardo Stuckert):

“Quero voltar para provar que, outra vez, um metalúrgico vai acabar com a fome, que vamos colocar pessoas pobres da periferia universidade, nos institutos federais, nas escolas técnicas, que as nossas crianças vão ser respeitadas”, prometeu.

Compromisso com o Brasil

“Temos um grande compromisso com o Brasil”, anunciou Jerônimo. “Vamos, no dia 30 de outubro, passar o Brasil a limpo. Volta, Lula, para cuidar do teu povo!”, exclamou. “Teremos a esperança de um Brasil sem fome, com emprego , que faça a inclusão das mulheres, das crianças, do povo negro. O Brasil tem jeito, é Lula presidente, e a Bahia tem lado”.

“Vamos pedir a cada um da Bahia que até o dia 30 não baixem as bandeiras, não tirem os chinelos. Daremos ao Brasil uma resposta concreta. Ao apertar o 13 de Jerônimo e Lula, estaremos dizendo, “nós te amamos, Bahia, te amamos, Brasil”, concluiu Jerônimo.

LEIA MAIS: Em Campinas, Lula chama o povo: “Até o dia 30 a gente não pode dar trégua”

Bahia com Lula

Rui Costa declarou o amor do povo baiano por Lula, “essa figura humana”. Costa lembrou que Lula teve, no primeiro turno, 70% dos votos dos baianos, “da Bahia de todas as cores, de todos os cantos e de todas as religiões”. E apostou: “Não tenho dúvida de que você terá mais de 80% dos votos da Bahia”.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast