Petrobras adota critério para promover igualdade racial entre estagiários

Mais que distribuir derivados de petróleo e aprimorar gestão com fornecedores em tempos de crise, companhia dá lição humanista e igualitária de tratamento inclusivo

Petrobras

A Petrobras quer que o setor petrolífero brasileiro reflita as cores do Brasil, dosando a contratação de estagiários com um indicador reconhecido nacionalmente: o da participação racial na estrutura populacional do país.

O censo nacional 2010, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que 50,74% dos brasileiros se declaram negros. De cada 100 jovens contratados pelo programa de estágio da Petrobras Distribuidora (BR) neste ano, a metade terá de ser de negros, como determinado pelo Programa Pró-equidade de Gênero e Raça da companhia.

“A Petrobras Distribuidora cumpre um plano corporativo com ações que visam a promover a igualdade étnico-racial e de gênero. Assim, assumiu a meta de 50% de participação de estudantes negros(as) no Programa de Estágio”, explica a organização.

A meta inspirada no censo foi anunciada pela companhia em nota convocatória do processo de seleção de estagiários veiculada no seu portal na internethá uma semana. A inscrição de estudantes interessados em participar da seleção pode ser feita até 14 de outubro. Há oportunidades de níveis superior e médio (técnico) em diferentes localidades do território.

O programa de contratações de estagiários 2015 da estatal adotou esse parâmetro de seleção – ou seja, de cada 100 jovens, 51 terão de ser negros –, reproduzindo o cenário nacional obtido pelos pesquisadores do maior e mais preciso instrumento de avaliação da realidade populacional, o censo decenal do IBGE.

A ideia é que se respeite com fidelidade em ambiente corporativo a proporção da população de cor no contexto demográfico, numa transposição do cenário real de igualdade racial ao quadro de trabalho da petroleira. Todos os detalhes sobre o programa (cursos, horários, duração, requisitos, processo seletivo e benefícios) estão disponíveis no link www.br.com.br/rh.

Condições – A BR seleciona estudantes que cursam os dois últimos anos ou os quatro últimos semestres de curso superior. No nível médio, o estágio atende aos que já concluíram o curso, desde que a instituição de ensino informe em declaração que a realização de estágio é condição indispensável à conquista do certificado de conclusão.

A companhia alerta os candidatos já cadastrados em anos anteriores no programa para procederem a atualização dos dados pessoais com nova inscrição.

“O objetivo do programa de estágio é proporcionar aos estudantes uma bem-sucedida experiência de aprendizagem profissional. Além de capacitação técnica, a prática durante o estágio possibilita o desenvolvimento sociocultural e das relações de trabalho, fundamental para a atuação dos futuros profissionais”, informa a empresa aos candidatos.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias