PF deflagra operação nacional de combate à exploração sexual infantil

Operação Proteção Integral III, coordenada por PF e Polícias Civis em todo o país, resulta em 55 prisões e 2 resgates no combate à exploração sexual infantil online

Divulgação

Entre janeiro e setembro de 2025, a PF cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão contra abusadores de crianças e adolescentes

O governo federal, por meio de uma ação integrada das forças de segurança, deflagrou nesta quarta-feira (8) a Operação Proteção Integral III, voltada ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ofensiva, que tem foco em crimes praticados no ambiente digital,  resultou em 55 prisões em flagrante, 2 apreensões de menores e 2 vítimas resgatadas, em uma mobilização coordenada pela Polícia Federal (PF), com apoio de Polícias Civis de todo o Brasil.

A operação é a terceira fase de uma série de ações coordenadas, com edições anteriores realizadas em março e maio de 2025. Nesta etapa, 617 policiais federais e 273 policiais civis de 16 estados cumpriram 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva, buscando identificar e prender criminosos envolvidos na prática de abuso sexual.

Pelas redes sociais, o presidente Lula reiterou que o governo não irá descansar enquanto o crime organizado continuar perpetuando a exploração de menores pela internet. “Não haverá impunidade para os criminosos que abusam de crianças e adolescentes por meio da internet”, avisou o presidente. “Hoje, demos mais um passo importante no combate aos crimes digitais”.

Leia mais – Lula: “O crime organizado que se prepare, porque a justiça vai derrotá-los”

Ele também comentou a operação durante sua participação na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Luziânia (GO), destacando a relevância da iniciativa. “Eu queria dizer para vocês que hoje aconteceu outra coisa fantástica, que não é climática, mas é uma limpeza nesse País. Só para vocês terem ideia, hoje teve uma operação da Polícia Federal e da Polícia Civil dos 27 estados para combater a exploração sexual infantil praticada por meio da internet.”

Lula reiterou o compromisso do governo em erradicar todas as formas de exploração infantil, abrangendo diversas realidades sociais. “Somente assim a gente vai acabar com a exploração de meninas nas terras indígenas, com garimpeiros explorando meninas, na periferia, nos bairros pobres desse país, nas cidades, na classe média. Porque o que não falta é gente safada para fazer coisa errada.”

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, sublinhou a importância da integração entre as forças de segurança para o sucesso da operação. “Essa foi uma operação gigantesca a partir da detecção de inúmeros casos de abusos contra estes seres indefesos”, observou o ministro.

“Em um país continental como o nosso, com tantas diferenças regionais, peculiaridades e especificidades, as forças de segurança precisam atuar juntas para combater a criminalidade. É preciso uma conjugação de esforços e compartilhamento de inteligência, como foi feito agora.”

Leia mais – PEC da Segurança reforça articulação para combate ao crime organizado

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, reforçou que a atuação coordenada é uma prioridade da instituição. Ele informou que, entre janeiro e setembro de 2025, a PF cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão contra abusadores de crianças e adolescentes, demonstrando o empenho contínuo na proteção infantojuvenil.

“A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre riscos e ensinando como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais. A prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes”, destacou a Polícia Federal, em nota.

Da Redação, com Agência Gov e Site do Planalto

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast