Por falta de componentes, empresa Tec Toy demite 200 trabalhadores

Crise teria sido provocada pela falta de componentes; sindicato da categoria denuncia falta de diálogo e aciona Ministério do Trabalho

Site do PT

Governo abandona setor industrial

A TecToy, empresa brasileira de equipamentos eletrônicos de consumo, anunciou esta semana a demissão de mais de 200 trabalhadores da sua fábrica em Cotia, em São Paulo. A unidade foi inaugurada na cidade paulista há pouco mais de dois anos e já enfrenta uma grande crise.

A empresa é conhecida principalmente por seu trabalho na produção e comercialização de consoles e jogos eletrônicos, tendo sido também a maior fabricante brasileira de brinquedos eletrônicos no início dos anos 90.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e região, a crise é provocada principalmente pela falta de componentes industriais. O Sindmetal informou ainda que não foi procurado pela TecToy para discutir as demissões e a entidade sindical decidiu acionar o Ministério do Trabalho diante do processo de demissões.

O número de trabalhadores demitidos é quase a totalidade do quadro de produção da TecToy. A medida contribui ainda mais para ampliar a crise na produção industrial brasileira diante da falta de insumos básicos e, o que é pior, aumenta ainda mais o índice de desemprego no país, que já passa da casa de 12 milhões de desempregados.

Alex da Força, diretor do Sindmetal, lamentou as demissões e a falta de diálogo da empresa com o sindicato. “Recebemos pelos trabalhadores da Tectoy, com muita tristeza, a informação das demissões. Lamentamos a falta de diálogo da empresa com o sindicato para que pudéssemos encontrar saídas para evitar essas demissões”, afirmou o dirigente.