Portugal: PT participa da Festa do Avante

Maior evento político-cultural português teve stand político do Núcleo do PT Lisboa e exposição sobre as lutas do Partido dos Trabalhadores nos 40 anos da fundação

Arquivo Núcleo PT Lisboa

Debates, exposições políticas e de artes plásticas, venda de livros, discos e artesanato, peças de teatro, shows de música, cinema, esporte e jogos tradicionais. São exemplos das atividades que ocorreram esse fim-de-semana na Quinta da Atalaia, margem sul do rio Tejo.

Apesar da pandemia, o Partido Comunista Português (PCP), que organiza o evento, manteve a Festa com apertadas regras de saúde pública. A pandemia não suspendeu a democracia nem a defesa dos direitos trabalhistas sob ataque do neoliberalismo.

Todos os anos, o PT participa na Festa do Avante junto com partidos da esquerda de todo o mundo. A delegação política não teve possibilidade de viajar do Brasil para Portugal. A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, enviou mensagem de saudação ao PCP. O tradicional stand do Núcleo do PT Lisboa teve distribuição de materiais políticos sobre a inocência de Lula, o Fora Bolsonaro e o plano do PT para reconstruir o Brasil. O stand político ficou decorado com fotos dos Núcleos do PT no Exterior.

Centenas de pessoas passaram pelo espaço de exposição cedido especialmente ao PT na Festa do Avante 2020. O Núcleo do PT Lisboa idealizou uma viagem em três murais, partindo do imperialismo sobre a América Latina, passando pelas políticas destrutivas de Bolsonaro, e terminando com as lutas do PT pelos direitos do povo brasileiro, tanto no governo como na oposição: “PT 40 anos Lutando pelos Trabalhadores”.

Em momento de solidariedade dedicado à América Latina, o coordenador do Núcleo do PT Lisboa, Pedro Prola, participou na mesa em nome do Secretário de Relações Internacionais do PT, Romenio Pereira. A fala lembrou a conjuntura atual, a inocência de Lula e a importância da solidariedade demonstrada por parceiros como o PCP na luta pela democracia no Brasil.

Ao longo dos três dias na Quinta da Atalaia, muitas e muitos visitantes manifestaram interesse nos materiais do PT, tirando fotos, conversando sobre a situação política e exprimindo apoio às lutas do povo brasileiro. O evento terminou com discurso de encerramento. Milhares de pessoas se reuniram no palco principal para escutar o Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, na certeza de regressar à Festa no próximo ano.

Assista o vídeo da participação do PT na Festa do Avante 2020:

O Núcleo do PT Lisboa nas redes sociais:
Twitter: @PTLisboaOficial
Facebook: @PTLisboaOficial