PR: Tarifaço do governo Richa entra em vigor

Preços de mais de 95 mil itens de produtos de consumo popular vão subir para o consumidor final. Ajuste entrou em vigor na quarta

Entrou em vigor, na quarta-feira (1º), o reajuste da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) proposto pelo governador do Paraná, Beto Richa (PSDB).

O “tarifaço” do tucano foi sugerido em dezembro do ano passado e aprovado pela Assembleia Legislativa em regime de “tratoraço”. Na época, a bancada do PT votou contra o aumento.

Com o reajuste do imposto estadual, os preços de mais de 95 mil itens de produtos de consumo popular vão subir para o consumidor final, como alimentos, medicamentos, produtos de higiene pessoal, materiais escolares, roupas, calçados, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, automóveis e gás de cozinha.

Alguns itens deixarão de ter isenção de ICMS e passarão a ser taxados em 12%. Outros artigos passam a ter o imposto majorado de 12% para 18% ou 25%.

Além do aumento do ICMS, começa a vigorar no início deste mês o aumento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O governo Richa aumentou o tributo em 40% e reduziu o desconto para pagamento à vista de 10% para apenas 3%.

“É o tarifaço do governo Beto Richa que entra em vigor. E não é pouca coisa. Um botijão de gás vai ter aumento de R$ 4. O povo do Paraná vai pagar a conta pelo descontrole financeiro do governo que está desesperado para arrecadar mais”, disse o líder da bancada de Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), durante pronunciamento, na segunda-feira (30), na Assembleia Legislativa.

Confira a lista de produtos terão o ICMS reajustado:

PÃES
OVOS