Prefeitura de São Paulo pede mediação do Ministério Público nas manifestações

Objetivo é evitar violência e garantir o direito de livre expressão. Promotoria deve dialogar com comando da Polícia Militar e lideranças dos movimentos

Foto: Lula Marques/Agência PT de Notícias

O prefeito Fernando Haddad solicitou a mediação do Ministério Público para garantir que a manifestação programada para acontecer na tarde desta terça-feira (12) transcorra sem violência. Haddad conversou com o secretário de Estado da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, que concordou com a participação da Promotoria.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, e o controlador-geral do município, Roberto Porto, fizeram um requerimento de mediação ao Ministério Público.

“O MP entendeu que era uma atribuição sua auxiliar na mediação de um conflito desnecessário. Toda manifestação tem que acontecer dentro das regras democráticas”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

A Promotoria se comprometeu a conversar com o comando da Polícia Militar e com lideranças do Movimento Passe Livre para estabelecer um entendimento que possa ser respeitado entre as duas partes, com acompanhamento do Ministério Público.

“Todo mundo concorda que a liberdade deve ser garantida, e a paz e a liberdade de expressão têm que ser preservadas. Penso que o gesto da Prefeitura, de buscar junto ao secretário de Segurança Pública e ao Ministério Público alguém que promova a mediação e respeite a cidade é um gesto inédito desde 2013. O Ministério Público está aí para garantir esse tipo de causa”, concluiu o prefeito.

Da Prefeitura de São Paulo