Prefeitura petista de Ribeirão das Neves tem Saúde e Educação premiadas

Cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, administrada por Daniela Corrêa, foi apontada como a que mais investe em Saúde e Educação no Brasil

Foto: Prefeitura de Ribeirão das Neves

Quando assumiu a prefeitura de Ribeirão das Neves, cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a prefeita Daniela Corrêa (PT) sabia que teria muitos desafios pela frente. Um deles seria atender à demanda prioritária do povo nevense por serviços de saúde e educação, mesmo contando com a terceira pior arrecadação per capita do Estado de Minas Gerais.

O cenário encontrado também não foi dos mais encorajadores. Por conta de uma dívida acumulada junto ao INSS pela gestão anterior, a cidade teve recursos bloqueados, o que exigiu da prefeita eleita e de sua equipe esforço redobrado para equilibrar as contas do município e fazer os investimentos necessários.

O resultado foi tão positivo que, em 2015, a revista “IstoÉ”, em parceria com a consultoria Austin Ratings, elegeu a cidade a melhor do Brasil em aplicação de recursos na Saúde e na Educação, proporcionalmente à arrecadação, entre os municípios de grande porte.

Enquanto a média nacional apontada pelo levantamento apresentou elevação de 2,1 pontos percentuais na educação, o município teve crescimento de 8,6 pontos. Já na saúde, a média nacional subiu 4,4 pontos percentuais; a do município evoluiu 9,7 pontos. A prefeitura aplicou 43% de seu orçamento na área, bem acima da média nacional (22%).

imagem-prêmio-istoé-ribeirão-das-neves 2

“Nós entendemos que saúde e educação são áreas que precisam estar funcionando, dada a carência da população. Ribeirão das Neves tem 64% de sua população na faixa etária até 29 anos e esses serviços são muito demandados” esclarece Daniela.

Além de reformar e ampliar todas as unidades educacionais da rede municipal, transferindo crianças que frequentavam escolas em prédios alugados e em condições inadequadas, a atual gestão investiu também em aquisição de material pedagógico, material escolar de boa qualidade e troca de mobiliário.

Por meio do programa Escola que cuida, equipes multidisciplinares compostas por enfermeiros, dentistas, oftalmologistas, dentre outros profissionais, fazem visitas periódicas às escolas para acompanhar a saúde das crianças.

A prefeita destaca também a ênfase dada pela sua gestão ao plano de carreira e formação continuada dos profissionais da educação, redução da carga horária e atendimento ao piso salarial. “O aumento (salarial) tem sido progressivo. Isso ajuda a manter os profissionais motivados e os resultados já são notados”, garante a prefeita. Em 2013, a cidade figurou na lista das 50 melhores equipes de educação do Brasil em ranking elaborado pelo Prêmio Gestor Nota 10.

Saúde integral
Ampliar o atendimento e a oferta de serviços de saúde à população também tem sido uma das principias metas da atual gestão. Entre 2013 e 2016, dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já foram reformadas e diversos novos especialidades e serviços disponibilizados.

Um desses serviços é o atendimento domiciliar. Idosos e pacientes que que não necessitam da estrutura hospitalar, mas fazem tratamento de doenças crônicas, recebem atendimento médico em casa, realizado pelas equipes de Saúde da Família.

Prefeita Daniela Corrêa (Centro) com primeiras mulheres a usar novo equipamento de Mamografia

Prefeita Daniela Corrêa (Centro) com primeiras mulheres a usar novo equipamento de Mamografia

Já os que precisam de tratamentos complexos como hemodiálise, quimioterapia e radioterapia, realizados fora do município, agora, têm à disposição para o transporte três ônibus-leitos disponibilizados pela prefeitura.

A chegada de 40 médicos cubanos pelo Programa Mais Médicos também ajudou desafogar o sistema e a diminuir o tempo de espera para consultas. Para Jair de Carvalho, 48 anos, gerente de transportes, o programa chegou em boa hora: “Eles são muito humanos para lidar com as pessoas. A cidade estava precisando e a comunidade está gostando muito”, afirmou, referindo-se aos profissionais.

A prefeitura intensificou ainda o combate à dengue e criou um centro de referência contra a doença para facilitar o acesso dos pacientes ao atendimento de urgência. Entre 2012 e 2015, houve redução de 85% do número de casos na cidade.

Para o final do mandato, a prefeita Daniela Corrêa, que é pré-candidata à reeleição, deve entregar uma nova maternidade, que terá capacidade para realizar até 250 partos por mês, com prioridade e incentivo ao parto natural. A prefeitura, inclusive, está buscando parcerias para a formação de doulas, profissionais que acompanham e auxiliam a mulher antes e durante o trabalho de parto, para oferecer o serviço na nova maternidade.

Ao avaliar sua gestão, Daniela comemora os frutos de uma administração voltada para aqueles que mais necessitam do poder público: “A bandeira do nosso governo é atender os mais pobres, os menos favorecidos. Eu escolhi trabalhar por essa cidade porque tinha em mente que aqui a gente consegue mostrar a importância de desenvolver políticas que transformam a vida das pessoas. E os resultados mostram que a luta tem valido à pena”.

Por Luciana Arroyo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast