Pretto: “Conab projeta safra recorde de 313 milhões de toneladas de grãos”

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento destaca a importância da retomada do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) no combate à fome e à insegurança alimentar do povo brasileiro

Reprodução

“Para 2023, a Conab projeta safra recorde de R$ 313 milhões de toneladas de grãos”, afirma Edegar Pretto. Foto: Reprodução

Política que virou referência mundial em nutrição, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) está de volta no governo Lula. Para tratar desta nova etapa do PAA, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, deu entrevista, na manhã desta quinta-feira, (18) ao Jornal PT Brasil. Sabotado anteriormente por Bolsonaro, o PAA retorna para fortalecer e garantir a segurança alimentar e nutricional para o povo brasileiro.

O compromisso de retirar, novamente, o país do Mapa da Fome com a recriação do PAA é premissa para a maior companhia de abastecimento da América Latina, explicou Pretto.

Ele relembrou que a companhia, atualmente com 3.500 servidores, tem uma “importância extraordinária no campo agrícola brasileiro e no enfrentamento à fome”. Também comentou sobre os inúmeros descasos e retrocessos que a Conab enfrentou no governo de Bolsonaro, quando passou por um processo de falência e extinção.

“A Conab é uma companhia com uma expertise técnica muito grande, que tem capilaridade em todos os estados da federação e Distrito Federal (DF), por meio das superintendências. Com os descasos dos últimos anos, foram vendidas 27 unidades armazenadoras. Mesmo assim, a companhia se mantém muito forte e continua fazendo as suas ações e atividades. Se depender da nossa presidência e da orientação do presidente Lula, faremos mais e melhor”.

Leia mais: Lula recria o PAA: “Não vou desistir até o povo comer três vezes por dia”

Safra recorde

Mesmo diante de uma redução na produção de alimentos, promovida pelo governo de Bolsonaro, o presidente da Conab celebrou a projeção recorde da safra de 2023 com 313 milhões de toneladas de grãos e aumento de 15% na fabricação alimentar.

“Temos uma questão urgente que precisamos resolver, mesmo com a supersafra, estamos com redução na produção de alimentos, justamente porque as políticas públicas não incentivaram os pequenos agricultores, assentados na reforma agrária, a produzirem alimentos. Vamos usar todos os instrumentos públicos, que são fundamentais para a Conab retomar a produção de comida com crédito subsidiado e diferente a todos agricultores e agricultoras brasileiras”.

De acordo com o Pretto, por causa do abandono de políticas públicas voltadas ao pequeno agricultor, o país enfrenta a pior safra de arroz dos últimos 23 anos e a menor lavoura plantada de feijão desde 1988. Graças ao desgoverno de Bolsonaro, pelo menos 33 milhões de pessoas passam fome no país.

Missão

Com a retomada do PAA e investimento de R$ 500 milhões anunciados por Lula, o presidente da Conab afirma que o combate à insegurança alimentar e nutricional no país será realizado com viabilização econômica na produção de alimentos e compras a preços justos para os agricultores, que também terão crédito facilitado e assistência técnica pelo poder Executivo.

Ouça a entrevista do presidente da Conab na íntegra:

Finalidades do PAA

O PAA foi criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003 com duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar no Brasil.

Para o alcance desses objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, dispensa licitações, e os destina às pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar e nutricional, às famílias atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e pela rede pública e filantrópica de ensino.

Na essência, o PAA permite que, por meio de chamada pública, órgãos públicos comprem produtos de agricultores familiares oficialmente cadastrados. As compras são feitas a preços compatíveis com os praticados no mercado, o que garante retorno justo aos participantes.

Os alimentos adquiridos pelo PAA são destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, a entidades da rede socioassistencial, à rede pública e filantrópica de saúde, educação e justiça e a equipamentos de alimentação e nutrição, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, creches e bancos de alimentos.

Com o governo Lula, o novo programa prevê um percentual mínimo de compras da agricultura familiar por órgãos federais, que pode ser estendido para órgãos estaduais e municipais. Entre outras ações, a MP restitui o papel do Conselho de Segurança Alimentar (Consea) como entidade de controle social, prevê destinação de alimentos para assistência humanitária nacional e internacional e determina pagamento dos agricultores sem incidência de impostos e contribuições previdenciárias.

Ouça o boletim da Rádio PT:

Da Redação, com informações do Palácio do Planalto