Primeira advogada trans a ter nome reconhecido na OAB-RJ filiou-se ao PT

“Precisamos de maior representatividade e políticas públicas . Além do mais, não é admissível que nosso país não tenha a comunidade no sistema político,” salientou.

Maria Eduarda Aguiar, primeira advogada trans a ter seu seu nome reconhecido na Ordem dos Advogados Brasileiros do estado do Rio de Janeiro (OAB-RJ) e presidente da ONG Pela Vida, que presta atendimento psicológico e jurídico para a população trans e pacientes com HIV, filiou-se ao PT. 

“Acolhemos Maria Eduarda de braços abertos, porque esta é a verdadeira solidariedade de classe, que abraça a diversidade e segue unida contra toda forma de preconceito e autoritarismo”, saudou Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

O ato de filiação aconteceu na semana passada, dia 21, no Palco da Lapa, e contou com  presenças de lideranças políticas: a vereadora Tainá de Paula, a secretária municipal LGBTQIA+ do PT do Rio de Janeiro, Indianara Siqueira e o secretário municipal de organização do PT, Aldemar Matias.

A advogada conta qu,e além de ter aproximação de ideias com o PT,  se filiou ao partido, com o objetivo de lutar por políticas públicas para população LGBTQI+, e por acreditar que o PT se preocupa com a distribuição de renda mais igualitária e na fomentação de políticas afirmativas.

“Votei em Lula e Dilma em todas as eleições, e sempre reconheci que o partido dos trabalhadores e das trabalhadoras esteve junto com as populações mais vulneráveis e combateu efetivamente a fome e a miséria,”  afirmou.

A liderança ainda pontua a importância do fortalecimento da participação das mulheres trans na política. “Precisamos de maior representatividade e políticas públicas voltadas à população trans. Além do mais, não é admissível hoje nosso país não termos a comunidade no sistema político,” salientou.

Para a secretária municipal LGBTQIA+ do PT do Rio de Janeiro, Indianara Siqueira, a filiação da advogada significa a potencialidade de um quadro político a se construir no Rio de Janeiro, consequentemente, fará diferença no parlamento .

“Maria Eduarda tem desempenhado um papel fundamental no combate a desigualdade social e  na manutenção de direitos humanos bem como para ampliação e aplicação  desses direitos  para a comunidade LGBTIA+ da qual ela faz parte,” frisou.

Dandara, Elas Por Elas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast