Primeiro Comitê Estadual Lula Livre é lançado no Ceará

Ato fez parte da Jornada Mundial Lula Livre e lotou o auditório da Fetraece, em Fortaleza

Marcos Felipe

Lançamento Comitê Lula Livre Ceará

O povo cearense se fez presente no lançamento do Comitê Lula Livre no Ceará nesta segunda-feira (8) e contou com a presença de mais de 300 pessoas no auditório da sede da Fetraece, em Fortaleza. A atividade reuniu movimentos sociais, movimento sindical, estudantes, professores, trabalhadores rurais e parlamentares do PT, PSOL e PCdoB.

Quadros nacionais do PT, PSOL e da CUT fizeram uma breve análise da conjuntura social e política nacional na atividade. “Ontem completamos um ano do dia mais triste da nossa historia. E nós, naquela época nem sabíamos quantas injustiças iriam acontecer neste um ano. E mesmo assim, ele não recuou, ele não buscou acordos menores. O Lula manteve sua posição altiva e corajosa. E isso deve ser pra nós um exemplo de que pra tirar o lula de lá e interromper essa prisão injusta, temos que mudar a correlação de força e tem que ser feita com uma frente ampla. A luta por lula livre não é apenas de um partido, é a luta de aqueles e aquelas por democracia, que não aceitam presos políticos nesse país”, disse Guilherme Boulos, ex-candidato a presidente pelo PSOL.

O ex-senador Lindberg Farias (PT/RJ) explicou sobre a emoção de ser nordestino e lançar o primeiro Comitê Estadual do Brasil em uma cidade do Nordeste. “Lula fortaleceu o Brasil e a América do Sul. O Lula é a única pessoa que liga todo mundo. Precisamos desse espaço de resistência para defendê-lo. Só tem uma chance de enfrentar a ofensiva da direita e é se organizando”, disse. “Eu sei que não é tão fácil, e me coloco a disposição do Ceará para ir ao interior para construir mais comitês. Juntos vamos conseguir que Lula seja absolvido pela historia deste país”, explicou.

A parte cultural se deu com os companheiros Parahyba de Medeiros e a DJ Renatinha.

Resistência

A companheira Carmen Foro, vice-presidenta da CUT Nacional, reafirmou que o momento é gravíssimo. “O país está á venda, o golpe continua e nós temos que continuar na resistência dia e noite”. Estamos lutando pela liberdade do filho mais ilustre deste pais que também passou pela nossa Central sindical, que fundou o PT e a CUT e que é a razão de estarmos aqui hoje nesta jornada em defesa de sua liberdade. Para nós da CUT a liberdade de Lula é decisiva para que a gente derrote a reforma da Previdência, pois sem democracia não haverá direitos. Não calaremos nossa voz.

Agenda Lula Livre Ceará

O Ato político de lançamento do Comitê Lula Livre Ceará também foi de desdobramento de agendas. A deputada Federal e membro do diretório Nacional do PT, Luizianne Lins reforçou que “a primeira tarefa é que o comitê não tem dono. Não é de ninguém, mas ao mesmo tempo é de todo mundo. A tarefa é de cada um de nós. Precisamos seguir os eixos fundamentais dos comitês que são comunicação, cultura, mobilização e envolvimento da sociedade civil”, explicou. Dentre as tarefas, a primeira reunião de trabalho do Comitê Lula Livre Ceará ficou definida para acontecer no próximo dia 22 de abril, às 18h, no Instituto Frei Humberto.

Assista o vídeo do lançamento

#AOVIVO | Ato político e lançamento do Comitê Lula Livre Ceará

#AOVIVO | Ato político e lançamento do Comitê Lula Livre Ceará O evento ocorre no auditório da Fetraece, em Fortaleza, Ceará e conta com a presença de Carmem Foro, vice-presidenta nacional da CUT, Guilherme Boulos (PSOL) da direção nacional do MTST e Lindbergh Farias (PT), ex-senador.

Publicado por PT Ceará em Segunda-feira, 8 de abril de 2019

Por PT Ceará