Produção industrial cresce em julho em 11 de 14 locais pesquisados pelo IBGE

Avanço na indústria foi liderado pelo Amazonas, com melhor desempenho entre regiões e alta de 16,1% na produção, seguido de Paraná (7,3%) e Ceará (7,1%)

A produção industrial brasileira cresceu 0,7% em julho e registrou avanço em 11 dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia a e Estatística (IBGE), segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional (PIM-PF Regional), divulgada nesta sexta-feira (5). Na quinta-feira (4), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) já tinha divulgado pesquisa semelhante, mostrando que a indústria interrompera quatro meses de queda, registrando em julho o maior número de horas trabalhadas do ano, com alta de 2,6% em relação ao mês anterior.

Segundo o IBGE, a indústria avançou em 11 estados, na série com ajustes sazonais (temporários), liderada pelo Amazonas, que teve o melhor desempenho entre as regiões, com aumento de 16,1% na produção de julho na comparação com junho. As maiores altas foram registradas ainda no Paraná (7,3%) e Ceará (7,1%).

A região Nordeste (5,6%), Bahia (4,7%), Santa Catarina (4,0%), Espírito Santo (3,6%), Pernambuco (3,2%), Rio Grande do Sul (1,5%) e Rio de Janeiro (1,2%) também apontaram taxas positivas acima da média nacional (0,7%). Minas Gerais, com acréscimo de 0,5%, apresentou avanço mais moderado na passagem de junho para julho. No sentido contrário, o IBGE apontou quedas nas produções industriais de Goiás (-2,2%), São Paulo (-1,2%) e Pará (-0,8%) em julho em relação a junho, já descontados os efeitos sazonais .

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil