Professor Ramatis Jacino lançou livro sobre desigualdade racial no Brasil

“Lula precisa ser libertado para comandar a oposição a esse governo fascista”, diz Ramatis em lançamento do seu livro nesta terça-feira (28)

Diane Costa

O professor da Universidade Federal do ABC (UF-ABC) Ramatis Jacino lançou nesta terça-feira (28) o livro “Desigualdade Racial no Brasil: Causas e consequências”. O evento ocorreu na sede do Diretório Municipal do PT de São Paulo, que fica na região central.

Ao ser questionado sobre a prisão do ex-presidente Lula, Ramatis destaca que Lula é nossa grande referência e sua prisão é política e injusta. “Ele precisa ser libertado para, inclusive, comandar a luta de oposição a esse governo fascista, racista, misógino e tudo aquilo de negativo que a gente sabe que tem neste governo”, afirma ele.

Durante o lançamento do livro, a secretária municipal de Combate ao Racismo, Marilândia Frazão, falou sobre a importância do partido se apropriar de elaborações, como este livro, para transformar em políticas públicas. Marilândia também ressalta a necessidade de dialogar e conscientizar a população sobre o processo de escravidão no país e o quanto influencia até os dias de hoje.

Para o secretário estadual de Combate ao Racismo, Thiago Soares, é preciso divulgar cada vez mais essa obra pelo ensinamento que ela proporciona. De acordo com ele, o livro traz um significado importante porque está de acordo com o slogan da secretaria estadual de combate ao racismo “Nada sobre nós, sem nós”.

Sobre a atual conjuntura diante da eleição do governo Bolsonaro, Ramatis Jacino, destaca que este governo é uma verdadeira tragédia para o povo brasileiro e os negros em particular. “Um governo que já deu mostras e várias declarações extremamente racistas e que tem como um dos principais objetivos desmontar e desconstruir tudo aquilo que foi conquistado pela população negra e pelo povo pobre em geral”, aponta ele.

O evento foi organizado pela secretária municipal de Formação Política, Bárbara Corrales e contou também com a participação do vereador Paulo Reis e diversas lideranças negras da capital paulista.

Link da entrevista exclusiva do autor do livro para o PT São Paulo: https://twitter.com/i/status/1133517685122392064

Por Diane Costa do PT São Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast