Propostas da sociedade ajudam a formar programa de governo de Lula

Maria do Rosário e Eduardo Tadeu falam do processo de colher as sugestões populares para orientar plano de governo

Gustavo Bezerra

Maria do Rosário: “O PT é democracia" (Foto: Gustavo Bezerra)

A plataforma on-line aberta pelo movimento Vamos Juntos pelo Brasil reuniu mais de 13 mil propostas da população, que estão sendo organizadas e repassadas para a Comissão de Redação do programa de governo de Lula.

O dado foi informado, nesta quarta-feira (17), pela secretária de Formação do PT, deputada Maria do Rosário (RS), e pelo coordenador da plataforma, Eduardo Tadeu, ex-prefeito de Várzea Paulista (SP), em entrevista ao Jornal PT Brasil.

Segundo eles, muitas das ideias já estão sendo debatidas em reuniões organizadas pela Fundação Perseu Abramo, pela Escola Nacional de Formação e Educação Política do PT e pelos partidos que apoiam a chapa Lula-Alckmin. “E o presidente Lula tem ouvido”, garantiu Tadeu.

Segundo Rosário, os temas que mais geraram sugestões foram direitos humanos, educação, saúde e trabalho. “Além de respeito, as pessoas querem emprego, renda. Querem olhar para Lula e saber que a vida vai ser melhor”, analisou.

A deputada disse ainda que essa proposta de abrir um espaço para que a sociedade possa contribuir com o programa de governo é a essência do partido. “O PT é democracia. A presença popular e social é da nossa natureza. E Lula chama o povo para participar. Não apenas através do voto, mas através das suas ideias”, celebrou.

Assista à entrevista com Maria do Rosário e Eduardo Tadeu: