Manifestações cobram justiça para o jovem Moïse assassinado no Rio

A violência brutal ganhou repercussão mundial. No Brasil e no exterior, diversos atos acontecem neste sábado, dia 5. Confira os locais e participe das manifestações

Site do PT

Webnário "Igualdade racial e novo governo Lula" será no dia 27 de novembro, das 9 às 12h

O povo vai às ruas neste sábado protestar por Moïse Kabamgabe, jovem congolês assassinado em um quiosque na beira da praia, na Barra da Tijuca (RJ). As manifestações denunciam e protestam contra os crimes de xenofobia e racismo de um governo que promove e dissemina o ódio e preconceito. Embaixada do Congo no Brasil exigiu respostas sobre o assassinato de Möise e de outros quatro congoleses no país.

Nesta terça-feira, 3, somente oito dias após o crime, três homens foram presos pelas cruéis agressões que levaram o congolês à morte. De acordo com a Delegacia de Homicídios da Capital, um dos autores da sessão de espancamento é vendedor de caipirinhas na Praia da Barra e foi preso em Paciência, também na Zona Oeste. Detido na casa de parentes, agentes contaram que ele confessou o crime. Eles devem responder por homicídio duplamente qualificado: impossibilidade de defesa e meio cruel.

Inúmeras iniciativas foram tomadas em diferentes frentes, pedindo investigação rigorosa do crime. No Congresso, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, abriu um processo de acompanhamento do caso, a pedido da bancada do PT. O Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial da Organização das Nações Unidas (ONU) também foi acionado, a pedido da Coalizão Negra por Direitos. E o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, também está apurando indício de trabalho escravo.

O jornal The Guardian desta sexta-feira, 4, noticiou a morte de Möise: “Um George Floyd a cada 23 minutos’: fúria pelo assassinato brutal de refugiado na praia do Rio”, diz a chamada do jornal. Na notícia, o jornal fala dos milhares de manifestantes que devem ir às ruas neste sábado, no Brasil, para protestar (leia a matéria na íntegra). Outras publicações internacionais também deram atenção ao crime em suas páginas.

“Escolhi o Brasil por causa do Lula”

A mãe de Möise, Yvone, foi ouvida ontem pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Segundo o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), presente no encontro, ela disse ter escolhido o país para morar em 2011, por causa de Lula, acreditando ser o Brasil um país acolhedor.

Diferente da realidade em seu governo e da ex-presidente Dilma, Lula lamentou a morte do jovem congolês e acusou o atual governo. “O assassinato brutal do jovem Moïse, no Rio de Janeiro, na beira da praia, com um taco de beisebol, não é normal, não é humano. É resultado de um país que está sendo governado por um fascista e por muitos milicianos”, lamenta Lula.

Locais das manifestações

A violência brutal ganhou repercussão mundial. No Brasil e no exterior, diversos atos acontecem neste sábado, dia 5. Confira abaixo.

Os protestos antirracista e antixenofobia, promovido pelo Movimento Negro, acontecem nos seguintes locais:

Sábado, 05 de fevereiro, 10h

No Brasil

?Salvador, Bahia

Sábado, 05/02 10hrs. Concentração em frente a casa Jorge Amado, Largo do Pelourinho

?Rio de Janeiro (RJ)

10h – Quiosque Tropicália (Av. Lucio Costa, Posto 8, Barra da Tijuca)

?São Paulo (SP)

10h – MASP (Av. Paulista)

?São José do Rio Preto (SP)

10h, Júpiter Olímpico Rio Preto

?Carapicuíba (SP)

10h, No calçadão, em frente ao Banco do Brasil.

?São José dos Campos (SP)

10h – Praça do Sapo

?Santos (SP)

10h – em frente à Igreja do Embaré

?Belo Horizonte (MG)

10h – Praça Sete

?Divinópolis (MG)

10h30 – Centro de Comércio Popular / Camelódromo

?Porto Alegre (RS)

10h – Arcos da Redenção

?Brasília (DF)

10h – Concentração: Palácio do Itamaraty

?Cuiabá (MT)

09h – Praça da Mandioca, em frente ao Centro Cultural Casa das Pretas. concentração às 09h.

?Natal (RN)

09h Calçadão da Cidade Alta, em frente à C&A

?São Luis (MA)

09h – Praça Deodoro

?Recife (PE)

16h – Shopping Boa Vista

?Curitiba (PR)

17h – Largo da Ordem (Em frente Igreja do Rosário)

No exterior

?Londres (Reino Unido) – Embaixada do Brasil – 12pm

?Berlim (Alemanha) – 14pm – Embaixada do Brasil

Atos na sexta-feira, 04/02

?Goiânia (GO)

Sexta, 09h – Em frente à Sec. de Segurança Pública, (Av. Anhanguera).

Ato também cobra justiça para Salviano Conceição, Ozanir Batista, Chico Kalunga, Alan Pereira, homens negros assassinados por PMs com 58 tiros

?Macapá (AP)

Sexta, 18h – Escadaria do Teatro das Bacabeiras

Da Redação, com informações do G1, Extra e The Guardian

 

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast