Manifestações cobram justiça para o jovem Moïse assassinado no Rio

A violência brutal ganhou repercussão mundial. No Brasil e no exterior, diversos atos acontecem neste sábado, dia 5. Confira os locais e participe das manifestações

Site do PT

Manifestações ocorrem neste sábado em várias cidades do país e exterior

O povo vai às ruas neste sábado protestar por Moïse Kabamgabe, jovem congolês assassinado em um quiosque na beira da praia, na Barra da Tijuca (RJ). As manifestações denunciam e protestam contra os crimes de xenofobia e racismo de um governo que promove e dissemina o ódio e preconceito. Embaixada do Congo no Brasil exigiu respostas sobre o assassinato de Möise e de outros quatro congoleses no país.

Nesta terça-feira, 3, somente oito dias após o crime, três homens foram presos pelas cruéis agressões que levaram o congolês à morte. De acordo com a Delegacia de Homicídios da Capital, um dos autores da sessão de espancamento é vendedor de caipirinhas na Praia da Barra e foi preso em Paciência, também na Zona Oeste. Detido na casa de parentes, agentes contaram que ele confessou o crime. Eles devem responder por homicídio duplamente qualificado: impossibilidade de defesa e meio cruel.

Inúmeras iniciativas foram tomadas em diferentes frentes, pedindo investigação rigorosa do crime. No Congresso, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, abriu um processo de acompanhamento do caso, a pedido da bancada do PT. O Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial da Organização das Nações Unidas (ONU) também foi acionado, a pedido da Coalizão Negra por Direitos. E o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, também está apurando indício de trabalho escravo.

O jornal The Guardian desta sexta-feira, 4, noticiou a morte de Möise: “Um George Floyd a cada 23 minutos’: fúria pelo assassinato brutal de refugiado na praia do Rio”, diz a chamada do jornal. Na notícia, o jornal fala dos milhares de manifestantes que devem ir às ruas neste sábado, no Brasil, para protestar (leia a matéria na íntegra). Outras publicações internacionais também deram atenção ao crime em suas páginas.

“Escolhi o Brasil por causa do Lula”

A mãe de Möise, Yvone, foi ouvida ontem pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Segundo o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), presente no encontro, ela disse ter escolhido o país para morar em 2011, por causa de Lula, acreditando ser o Brasil um país acolhedor.

Diferente da realidade em seu governo e da ex-presidente Dilma, Lula lamentou a morte do jovem congolês e acusou o atual governo. “O assassinato brutal do jovem Moïse, no Rio de Janeiro, na beira da praia, com um taco de beisebol, não é normal, não é humano. É resultado de um país que está sendo governado por um fascista e por muitos milicianos”, lamenta Lula.

Locais das manifestações

A violência brutal ganhou repercussão mundial. No Brasil e no exterior, diversos atos acontecem neste sábado, dia 5. Confira abaixo.

Os protestos antirracista e antixenofobia, promovido pelo Movimento Negro, acontecem nos seguintes locais:

Sábado, 05 de fevereiro, 10h

No Brasil

📍Salvador, Bahia

Sábado, 05/02 10hrs. Concentração em frente a casa Jorge Amado, Largo do Pelourinho

📍Rio de Janeiro (RJ)

10h – Quiosque Tropicália (Av. Lucio Costa, Posto 8, Barra da Tijuca)

📍São Paulo (SP)

10h – MASP (Av. Paulista)

📍São José do Rio Preto (SP)

10h, Júpiter Olímpico Rio Preto

📍Carapicuíba (SP)

10h, No calçadão, em frente ao Banco do Brasil.

📍São José dos Campos (SP)

10h – Praça do Sapo

📍Santos (SP)

10h – em frente à Igreja do Embaré

📍Belo Horizonte (MG)

10h – Praça Sete

📍Divinópolis (MG)

10h30 – Centro de Comércio Popular / Camelódromo

📍Porto Alegre (RS)

10h – Arcos da Redenção

📍Brasília (DF)

10h – Concentração: Palácio do Itamaraty

📍Cuiabá (MT)

09h – Praça da Mandioca, em frente ao Centro Cultural Casa das Pretas. concentração às 09h.

📍Natal (RN)

09h Calçadão da Cidade Alta, em frente à C&A

📍São Luis (MA)

09h – Praça Deodoro

📍Recife (PE)

16h – Shopping Boa Vista

📍Curitiba (PR)

17h – Largo da Ordem (Em frente Igreja do Rosário)

No exterior

📍Londres (Reino Unido) – Embaixada do Brasil – 12pm

📍Berlim (Alemanha) – 14pm – Embaixada do Brasil

Atos na sexta-feira, 04/02

📍Goiânia (GO)

Sexta, 09h – Em frente à Sec. de Segurança Pública, (Av. Anhanguera).

Ato também cobra justiça para Salviano Conceição, Ozanir Batista, Chico Kalunga, Alan Pereira, homens negros assassinados por PMs com 58 tiros

📍Macapá (AP)

Sexta, 18h – Escadaria do Teatro das Bacabeiras

Da Redação, com informações do G1, Extra e The Guardian

 

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast