PT aciona STF em decorrência de comportamento atípico de Dallagnol

Reportagens do site The Intercept Brasil em parceria com outros jornais mostram que procurador do MPF Deltan Dallagnol tentou lucrar com fama da Operação Lava Jato

Fernando Frazão/Agência Brasil)

Coordenador da força tarefa da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol

O Partidos dos Trabalhadores e as bancadas do PT na Câmara e no Senado ingressaram, nesta quinta-feira (18), com uma Notícia Crime junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) em decorrência das condutas praticadas pelos procuradores Deltan Dallagnol e Roberson Pozzobon tornadas públicas pelo The Intercept Brasil.

O documento destaca que os procuradores são vedados por lei do exercício de comércio direto e da participação indireta e simulada em sociedade comercial. De acordo com reportagens veiculadas pelo The Intercept Brasil e seus parceiros, houve articulação dos dois procuradores em torno da exploração comercial da fama da Lava Jato, com o objetivo de enriquecimento pessoal por intermédio de palestras pagas com vultuosos recursos.

Ainda segundo as reportagens, Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, montou um plano de negócios de eventos e palestras para lucrar com a fama e contatos obtidos durante as investigações de casos de corrupção. O procurador Pozzebon participou dessas articulações, nas quais ambos colocam as respectivas esposas no esquema comercial.

Anteriormente, o PT já havia acionado a Receita Federal do Brasil para que fossem apurados os lucros de Deltan Dallagnol e Roberson Pozzobon. O PT também já havia acionado anteriormente à Procuradoria Geral da República a fim de investigar a conduta dos procuradores.

“Eles tentaram organizar fundações e entidades por meio de sociedade oculta e agenciaram entre si a realização de palestras. Agora, temos certeza que a perseguição a Lula também teve um caráter não só político, mas também financeiro”, declarou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), durante a realização da reunião plenário do Parlamento do Mercosul, na última segunda-feira (15).

Leia a peça na íntegra

Por PT no Senado