PT aprova pré-candidatura de Lindberg Farias ao Governo do Rio

Encontro estadual do partido confirmou por unanimidade a escolha do nome do senador. Diversas autoridades e representantes de partidos e movimentos sociais estiveram presentes

O Partido dos Trabalhadores (PT-RJ aprovou neste sábado (22) a pré-candidatura do senador Lindberg Farias ao governo do estado. Todos os 350 delegados presentes ao Encontro Estadual do partido aprovaram a indicação do senador como candidato. O encontro foi realizado neste sábado, 22, e contou com a presença de mais de seis mil militantes, que lotaram a Quadra do Salgueiro.

Além do senador Lindberg, participaram do evento o presidente nacional do PT, Rui Falcão, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, deputados estaduais e federais do partido, e o presidente estadual do PT, Washington Quaquá, que presidiu o encontro. Representantes de outros partidos também estiveram presentes, como o presidente estadual do PCdoB, João Batista Lemos, o deputado estadual Márcio Pacheco (PSC), e o ex-ministro do Trabalho, Brizola Neto (PDT), além de movimentos sociais, como o representante do MST, João Pedro Stédile.

Em seu discurso, Lindberg Farias destacou a importância da união das forças populares em torno de sua candidatura. O senador lembrou que, ao começar a Caravana da Cidadania, em Japeri, na Baixada Fluminense, ainda em 2013, percebeu as dificuldades enfrentadas pela população.
“Na Caravana, conheci pessoas como Seu Messias, que mora em Japeri, trabalha na Zona Sul e demora quatro horas e meia para chegar ao trabalho e mais quatro horas e meia para voltar para casa. Precisamos mudar a realidade dessa população sofrida”, afirmou Lindberg.

O senador criticou a política de investimentos do governo do estado, ao não dar prioridade a projetos para a população mais pobre. “Gastaram R$1,2 bilhão para reformar o Maracanã e vão gastar R$ 8,5 bilhões para levar o metrô da Zona Sul para a Barra, enquanto falta água para 40% da população de Caxias e a Baixada não tem metrô”, afirmou Lindberg.

Ao fim do discurso, o senador afirmou que suas duas inspirações são o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o ex-governador Leonel Brizola. “Eu me inspiro sempre no eterno presidente Lula, por tudo o que ele fez pelo povo desse país, por ter sido o primeiro a olhar pelos pobres e pelo trabalhador – e também pelo que a presidente Dilma continua fazendo. O outro é Leonel Brizola, que teve a coragem de colocar as prioridades do povo em primeiro lugar”.

Apoio popular

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, conclamou a militância a se engajar na campanha de Lindberg Farias e exaltou o local escolhido para o início da caminhada – a Quadra do Salgueiro, que já abrigou a antiga fábrica de tecidos Confiança, por onde passaram milhares de trabalhadores. Ele pregou a união em torno da candidatura de Lindberg. “Hoje, o Partido dos Trabalhadores, durante o seu encontro, que é soberano, consagra, por unanimidade, a pré-candidatura de Lindberg Farias. O seu slogan expressa que o Rio de Janeiro é para todos os habitantes do Estado”, disse Falcão, que acompanhou a multidão com o grito de guerra: “Partido, partido, é dos Trabalhadores”.

Washington Quaquá, presidente estadual do PT, afirmou que a pré-candidatura de Lindberg simboliza a volta da militância às ruas. “A pré-candidatura de Lindberg é a volta do PT como principal ator político do estado. E um estado sem o PT é um estado sem representação popular.

Candidatos a deputado

Além da aprovação da candidatura própria a governador, o PT também aprovou, durante o encontro, as nominatas com os candidatos do partido a deputado estadual e federal.

(PT-RJ)