PT contesta parecer que propõe rejeição das contas da campanha

foto Richard Casas 039

O coordenador jurídico Flávio Caetano e o tesoureiro da campanha, Edinho da Silva: apontamentos foram esclarecidos

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, contestou as informações de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou as contas da campanha da presidenta Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (8).

Durante entrevista a jornalistas, concedida  na sede do partido em Brasília, ele, o tesoureiro da campanha, Edinho da Silva, e os advogados do partido deram detalhes a respeito dos procedimentos adotados pelo PT durante as eleições deste ano.

“O TSE não apresentou manifestação formal ou o parecer técnico, mas o partido já solicitou ao Tribunal”, afirmou Falcão.

Para Edinho, causa surpresa que possa haver erros na documentação enviada pelo partido.  “ A campanha seguiu todas as normas estabelecidas pela Legislação, todos apontamentos da jurisprudência do TSE, além de adotar critérios éticos de transparência, tanto para a arrecadação durante as eleições, quanto nos gastos”, explicou.

“Acreditamos nos ministros do TSE e acreditamos que o relator, ministro Gilmar Mendes, irá seguir toda jurisprudência do Tribunal para análise deste caso” argumentou o tesoureiro.

A coordenadora do Núcleo de Contabilidade da Campanha, Márcia Pelegrini, acompanhou a prestação de contas da campanha do PT desde o início do processo eleitoral até a entrega da prestação de contas.

“Todos os apontamentos questionados até agora foram de ordem formal e nós respondemos e esclarecemos todas”, informou.

O coordenador Jurídico da Campanha, Flávio Caetano, ressaltou que  caso haja pedido de rejeição pelos aspectos formais noticiados pela mídia, isso vai ser inovador dentro da jurisprudência do Tribunal.

“Essas situações noticiadas levariam, no máximo, a uma aprovação com ressalvas, jamais a uma rejeição ou desaprovação das contas da campanha do PT. Isso seria algo inédito na história do TSE”,  afirmou.

Leia também a Nota divulgada pelo PT.

Por Janary Damacena, da Agência PT de Notícias.