PT denuncia golpismo dos irmãos Weintraub ao Banco Mundial e à OEA 

Organizações receberam carta do líder do PT na Câmara Bohn Gass (RS) e do deputado Alencar Santana Braga (PT-SP). Convocação dos irmãos para atos antidemocráticos viola de princípios éticos das instituições

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, e o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, receberam nesta quinta-feira (26) uma carta do líder do PT na Câmara, Elvino Bohn Gass (RS), e do deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) na qual apontam violação de princípios éticos pelos Abraham e Arthur Weintraub, funcionários do Banco Mundial e da OEA, respectivamente, por indicação do governo Bolsonaro.

No início da semana, os irmãos divulgaram vídeo [abaixo] no qual dizem que a liberdade do Brasil está em risco e convocam seus apoiadores para o ato do dia 7 de setembro que a extrema-direita está organizando para pedir o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

Veja o vídeo dos irmãos Weintraub convocando para os atos contra o STF e o Congresso:

Os dois parlamentares repudiam a atitude dos irmãos e cobram do Banco Mundial e da OEA que adotem “medidas cabíveis” em relação às ações dos funcionários, “flagrantemente indignas do cargo e incompatíveis com os princípios e normas” que regem as instituições.

Bohn Gass e Alencar Santana Braga citam trechos dos documentos que regem as duas instituições e que foram violados pelos irmãos. Além disso, a carta à entidade financeira lembra também que “a Associação de Funcionários do próprio Banco Mundial a pediu abertura de investigação do Senhor Abraham Weintraub por disseminar desinformação relacionada à pandemia de Covid-19 e envolver-se em campanha política”.

Violação de princípios éticos

Na correspondência dirigida a Malpass, os parlamentares questionam se Abraham Weintraub – que é diretor do Banco – não teria violado o Código de Conduta Funcional e ofendido os princípios de boa governança da instituição. No caso do Weintraub caçula, que é Secretário de Acesso a Direitos e Equidade da OEA, os deputados consideram que ele ofende a Carta da OEA e à Carta Democrática Interamericana.´

A carta diz que os irmãos “são vistos e ouvidos disseminando palavras de ordem em vídeos compartilhados em redes sociais por milhares de apoiadores bolsonaristas para convocar a população a manifestações propondo a destituição dos ministros do STF e a intervenção militar”.

O texto registra ainda que “há indícios de que haverá tentativa de invasão das instalações do STF e, possivelmente, do Congresso Nacional, com risco de sublevação de policiais militares”, preocupação crescente em Brasília nos últimos dias, diante de manifestações de militares e da subida de tom por parte de Jair Bolsonaro.

Confira a íntegra das cartas:

carta-oea

carta-bancomundial

PT na Câmara, com mandato de Alencar Santana Braga

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast