PT e FPA promovem curso sobre Revolução Russa

O evento será realizado em São Paulo, entre os dias 10 e 15 de julho, e é voltado para filiadas e filiados ao Partido dos Trabalhadores

Divulgação

Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 5 de junho

O Partido dos Trabalhadores e a Fundação Perseu Abramo (FPA) realizarão, entre os dias 10 e 15 de julho de 2017, um curso sobre a Revolução Russa de 1917.

O curso será realizado na capital paulista e poderá ser oferecido a 80 filiados e filiadas ao PT. As pessoas interessadas em assistir ao curso devem preencher o formulário de inscrição de alunos até o dia 5 de junho e os interessados em dar aula no curso devem preencher o formulário de inscrição de professores até o dia 30 de maio.

Para participar, os alunos devem pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 250,00. O valor deve ser pago até o dia 10 de julho, antes do início das aulas.

A taxa de inscrição inclui os custos com as aulas, material didático e alimentação (café da manhã, almoço e jantar). Para os alunos provenientes de outros estados, esta taxa cobrirá também as despesas com a hospedagem.

Todas as despesas relativas a transporte serão de responsabilidade dos alunos.

Confira a programação completa:

10 de julho (segunda)
Manhã: apresentação dos alunos, da programação do curso e explicações sobre o funcionamento do local onde o curso está sendo realizado.
Tarde: o estado da arte do debate acerca da Revolução Russa. Quais as principais polêmicas, quais as principais correntes interpretativas.
Noite: o Império Russo: geografia, história, literatura.

11 de julho (terça)
Manhã: a história do movimento revolucionário russo até 1917: decembristas, ocidentalistas, populistas, social-democratas. O debate sobre o desenvolvimento capitalista na Rússia.
Tarde: A revolução de 1905. O debate entre as diferentes posições:  bolcheviques, mencheviques, Trotsky, Rosa Luxemburgo, Kautski. A intersecção entre o debate da estratégia e o debate sobre o imperialismo e a guerra.
Noite: filme.

12 de julho (quarta)
Manhã e tarde: A revolução de 1917. De fevereiro até outubro.
Noite: O ano I da revolução. O impacto da Revolução Russa no mundo.

13 de julho (quinta)
Manhã: a guerra civil e a intervenção imperialista. O comunismo de guerra.
Tarde: a Nova Política Econômica. Debate sobre suas causas políticas, sociais e econômicas. Seus efeitos e sua crise.
Noite: o debate sobre a URSS e as nacionalidades.

14 de julho (sexta)
Manhã: o debate sobre o socialismo num só país. Estado, burocracia, democracia.
Tarde: a crise da NEP. Industrialização acelerada e coletivização forçada.
Noite: as mudanças no Partido desde 1917. A luta interna antes e depois da morte de Lenin. A expulsão de Trotski. Os anos 1930 e os processos de Moscou.

15 de julho (sábado)
Manhã: A URSS na véspera, durante e depois da Segunda Guerra Mundial. As políticas sociais na URSS: educação, saúde, cultura, esportes, habitação. Propriedade, gestão, planejamento e trabalho na URSS. A política internacional da URSS.
Tarde: As reformas de Kruschev. O período Brejnev. O período Gorbachev. O fim da URSS. Impactos do fim da URSS no “mundo socialista”. A Rússia pós-URSS.
Noite: O debate sobre a natureza da URSS. Qual a herança da Revolução Russa?

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Fundação Perseu Abramo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast