PT e PC Chinês celebram acordo de entendimento para intercâmbio e cooperação

Protocolo fortalece as relações bilaterais, aprofunda a comunicação estratégica e promove o desenvolvimento sustentável entre Brasil e China, por meio das duas organizações partidárias

Leo Oliveira

Na foto, Li Xi, membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do PCCh; Gleisi Hoffmann, presidenta do PT; Romênio Pereira, secretário de Relações Internacionais do PT; Henrique Fontana, secretário-geral do PT; e Humberto Costa, senador do PT-PE

O Partido dos Trabalhadores e o Partido Comunista da China (PCCh) assinaram nesta quarta-feira (20) o “Acordo de Entendimento sobre o Intercâmbio e a Cooperação” entre as duas organizações partidárias, durante evento realizado na sede nacional do PT, em Brasília.

O encontro foi coordenado pela presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e por Li Xi, membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central e secretário da Comissão Central da Inspeção Disciplinar do PCCh.

Também participaram do ato diversos dirigentes nacionais do Partido dos Trabalhadores e membros da direção do PCCh, além do embaixador da China no Brasil, Zhu Quingqiao.

A iniciativa visa “aprofundar constantemente as relações amistosas e aprimorar as relações renovadas, caracterizadas pelos princípios de busca de visões comuns e reserva de diferenças, respeito mútuo e aprendizagem recíproca”, de acordo com o documento.

O texto destaca também que a China e o Brasil são os maiores países em desenvolvimento e com protagonismo econômico nos hemisférios oriental e ocidental, além de serem parceiros estratégicos globais.

Em sua fala durante a cerimônia, Gleisi Hoffmann destacou o diálogo e a cooperação entre os dois partidos que convergem para a paz e o desenvolvimento em benefício das populações dos dois países.

Já o representante do Partido Comunista Chinês, Li Xi, destacou a importância da visita ao Brasil, e afirmou que o protocolo de intercâmbio eleva a relação com o PT a um novo patamar.

“Nossos partidos, assim como nossos países, têm uma trajetória de diálogo e cooperação em diversos campos, tendo como marco o respeito mútuo e a convergência em objetivos como a paz e o desenvolvimento em benefício da maioria da população, entre outros”, destacou a presidenta da PT.

O protocolo foi assinado pelo secretário de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira, e por  Liu Jinchao, ministro do Departamento Internacional do PCCh (primeira foto da galeria abaixo). “O Partido Comunista Chinês é dos principais amigos do PT pelo mundo”, afirmou Pereira, um dos interlocutores do partido junto ao PCCh.

Com o acordo, os dois partidos pretendem fortalecer suas relações bilaterais, aprofundar a comunicação estratégica e a confiança política mútua, além de “promover o desenvolvimento sustentável e saudável das relações entre a China e o Brasil, na base dos princípios de independência e autodeterminação, igualdade completa, respeito mútuo e não intervenção nos assuntos internos”.

Ainda segundo a presidenta Gleisi Hoffmann,  o protocolo “certamente propiciará o estreitamento das relações entre o PCCh e o PT, ampliando nossa cooperação e nossa parceria estratégica, num mundo que desejamos cada vez mais multipolar”.

A partir da assinatura do acordo, caberá ao Departamento Internacional do Comitê Central do PCCh e à Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do PT elaborarem os planos anuais de intercâmbio e cooperação entre os dois partidos e coordenar a sua implementação.

Entre os eventos a serem realizados está uma edição da série “Seminário Teórico”, organizado anualmente e alternativamente pelos dois partidos, para debater questões como a construção partidária e a governança socioeconômica, entre outros temas, na busca do aperfeiçoamento e da capacitação dos dois partidos.