PT: Estado laico será tema de seminário inter-religioso Brasil-Portugal

Setorial Inter-Religioso Nacional do PT e o Núcleo do PT Lisboa realizam evento em parceria e terá transmissão ao vivo pela TV PT

Site do PT

O Setorial Inter-Religioso Nacional do PT e a coordenação do Núcleo do PT Lisboa vão realizar no próximo sábado (23) o Seminário Internacional pelo Diálogo Inter-Religioso Brasil-Portugal, com o tema “Laicidade do Estado, liberdade e respeito: Caminhos para Justiça Social e Direitos Humanos”.

O evento, que terá transmissão ao vivo pela TV PT no canal  do Setorial Inter-Religioso Nacional do PT no Youtube, será mediado pelo coordenador nacional do Setorial, Gutierres Barbosa, e por Pedro Prola – Coordenador do Núcleo do PT de Lisboa/Portugal.

Programação:

Seminário Internacional pelo Diálogo Inter-Religioso Brasil-Portugal

Tema: Laicidade do Estado, liberdade e respeito: Caminhos para Justiça Social e Direitos Humanos.

Horário: 14 horas no horário de Brasilia e

18 horas no horario de Lisboa/Portugal

Transmissão: TV PT – Canal do Youtube

Canal- Interreligioso Nacional do PT no Youtube

Mediadores: Gutierres Barbosa – Coordenador Nacional do Setorial Inter-religioso do PT.

Pedro Prola – Coordenador do Núcleo do PT de Lisboa/Portugal

 Mística –

Coral Ecumênico da Bahia –

Anisa Allahdadi – representante da comunidade Bahá’í de Portugal.

Palestrantes:

Lucilia Lopes – Pastora consagrada pela Igreja Batista Missionária desde dezembro se 2018. Atuando como pastora auxiliar na V Família Missionária no bairro Hernane Sá em Ilhéus Bahia. Responsável por implantação, acompanhamento e discipulado de Ministério com pessoas surdas e ouvintes.É pastora Bilíngue (Português X Libras), e possui formação em andamento de aprofundamento teológico pelo Invisble College. Professora  das disciplinas: Libras para obreiros , Teologia da Oração e Missões no Seminário Teológico Missionário em Ilhéus- Bahia.

Fábio Santos – Presidente da Abrepaz – Associação Brasileira Espírita de Direitos Humanos e Cultura de Paz. Espírita desde os 15 anos, tendo atuado no movimento espírita em Goiás e no Brasil em ações na Federação Espírita do Estado de Goiás (FEEGO) e na Federação Espírita Brasileira (FEB). Desde 2018 atua no movimento espírita progressista, sendo um dos fundadores da Abrepaz e seu atual presidente, e em constante diálogo e articulação com diversos outros coletivos espíritas progressistas no Brasil e no Exterior.Ativista em Direitos Humanos e Cultura de Paz. Instrutor de Esperanto com Certificação na Língua Internacional Esperanto, em 2019, pela Universidade ELTE da Hungria, nível C1.Conferencista na (Conferência Internacional de Saúde Quântica – CISQ 2012, em Gramado-RS.

Bàbá Pedro de Lògún – Bàbáloòrìṣà e Presidente da Associação Ilé Àṣẹ Ìgbà Mérìndínlógún Ọ̀ṣùn Cultural Beneficente e Religiosa.  Bacharel em Administração de Empresas e especialista em Marketing Digital, Produtor Cultural, Jornalista de profissão e pesquisador das Religiões de Matriz Africana.

Maria Julieta Mendes Dias, – Religiosa do Sagrado Coração de Maria. Teóloga na Universidade Pontifícia de Salamanca; fiz a Licenciatura e Mestrado em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona – Lisboa.

Eunice Pirkodi Caetano Moraes Tapuia – graduada em Licenciatura Intercultural Para Formação e Habilitação em linguagem pela Universidade Federal de Goiás (2011). Especializada em Gestão Pedagógica pela Universidade Federal de Goiás, Mestra em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Doutoranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás, e pesquisadora FAPEG. Ativista indígena, mãe, artista, representante do Português Indígena na Década das Línguas Indígenas na UNESCO, integrante da comissão da Coletiva das Mulheres Indígenas e Quilombolas do estado de Goiás Gira Leodegaria de Jesus, integrante do Grupo de pesquisa OBIAH e do Projeto Goiás+300, secretária da Associação dos Índios Tapuios do Carretão- ATICAR, conselheira no Conselho Municipal da Prefeitura de Nova América-GO e comtemplada no edital Aldir Blanc 2021 e da FUNARTE 2021.

Jayme Fucs Bar – Rabino secular humanista e empresário de Turismo em Israel e Portugal

Inscrição:

Para se inscrever e participar na Sala do Zoom é necessário efetuar cadastro no seguinte link https://forms.gle/XVVJAxhNQmVBtFm77.

Ao final do evento será criado um Comitê Popular do Diálogo Inter-religioso em Portugal.

A Coordenação do Núcleo do PT Lisboa

A Coordenação do Setorial Inter-Religioso Nacional do PT (Brasil)

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast