PT felicita Partido Comunista Português pelos 100 anos de fundação

O secretário de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira, enviou nota felicitando o Partido Comunista Português (PCP) em seu Centenário. “Seguiremos juntos contra o imperialismo, por uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e sem opressão”, afirma Romênio.

Núcleo do PT Lisboa

Comício de encerramento da Festa do Avante 2020.

O PCP comemorou seu Centenário no dia 6 de março. Fundado em 1921, é o partido com mais anos de atividade em Portugal, atuando na clandestinidade até a Revolução dos Cravos, em 1974. Todos os anos, o partido organiza a Festa do Avante, encontro político-cultural de partidos de esquerda de todo o mundo.

Um dossiê virtual conta a História e ideias do partido (clique aqui).

Em nota do PT, o secretário de Relações Internacionais, Romenio Pereira, felicita o PCP e reafirma a solidariedade nas lutas pela democracia e direitos do povo.

Leia a nota do PT na íntegra:

Camaradas do Partido Comunista Português,

O Partido dos Trabalhadores felicita o Partido Comunista Português pelo seu Centenário e pela constante defesa da classe trabalhadora, de resistência e luta antifascista e revolucionária.

Temos travado uma importante batalha no Brasil, principalmente a partir do golpe contra o governo de Dilma Rousseff e do PT. Em tempos de pandemia da COVID-19, nosso atual governo, a serviço da elite brasileira e da mídia conservadora, insiste em destruir o país, vendendo os recursos naturais e empresas públicas, atacando a democracia, os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e nossa soberania. Seguimos resistindo e lutando por dias melhores, reconhecendo a importância da solidariedade internacional.

Aproveitamos este momento para agradecer suas manifestações de solidariedade e também sua participação em atos organizados pelo Núcleo do PT em Lisboa, em defesa do presidente Lula, perseguido injustamente pela elite brasileira e pelo imperialismo estadunidense. Expressamos ainda nosso mais profundo agradecimento pela solidariedade aos brasileiros e brasileiras que vivem e trabalham em Portugal.

Nestes 100 anos do PCP, o PT manifesta sua solidariedade às lutas em defesa das conquistas da Revolução dos Cravos, dos direitos do povo e da democracia em Portugal. Seguiremos juntos contra o imperialismo, por uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e sem opressão.

Recebam nossas mais calorosas saudações neste Centenário.

Vida longa ao PCP!

Romênio Pereira
Secretário de Relações Internacionais
Partido dos Trabalhadores

SRI-PT / Núcleo do PT Lisboa

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast