PT cobra isonomia em investigações da Lava Jato

Bancada petista protocolou representação na PGR e criticou atuação da Polícia Federal

Foto: PT na Câmara

A bancada do PT na Câmara dos Deputados cobrou da Procuradoria-Geral da República e do Ministério da Justiça, nesta quarta-feira (12), isonomia nas investigações da Operação Java Jato. O pedido foi feito por uma comitiva formada por 18 deputados petistas, incluindo o líder Sibá Machado (AC).

Os parlamentares pedem equilíbrio nas investigações, principalmente quanto às denúncias feitas pelo ex-funcionário da Petrobras Pedro Barusco. Além disso, eles criticam a atuação “parcial” da Polícia Federal no caso.

Na PGR, a comitiva petista protocolou uma representação solicitando que as investigações da Lava Jato sejam estendidas ao período de 1997 a 2003. Apesar de Barusco ter informado, em delação premiada, que começou a receber propinas em 1997, os parlamentares petistas estranharam o fato de terem sido divulgadas pela imprensa apenas informações detalhadas sobre fatos ocorridos a partir de 2003, início do governo Lula.

De acordo com os parlamentares petistas, os agentes de investigação “têm atuado de maneira parcial, dirigida e ilegal, com a nítida intenção de apenas apurarem o período de 2003 em diante, utilizando o procedimento investigatório com fins político-partidários, com o único objetivo de isentar de responsabilização quaisquer ilícitos perpetrados em período anterior a 2003, ou seja, durante o Governo FHC”.

Além disso, a bancada petista questiona os motivos pelos quais os agentes responsáveis pela investigação não buscaram mais informações sobre o esquema no período do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

“Causa surpresa e estupefação que diante da extrema gravidade dos fatos relatados pelo declarante – que revelam a origem do pagamento de propinas na Petrobras – não tenha havido qualquer indagação nem aprofundamento pelos agentes de investigação”, diz o texto da representação.

Os deputados do PT também questionam na representação a falta de interesse dos agentes em saber quem era o Diretor de Exploração e Produção da Petrobras na época em que, segundo Barusco, o esquema teve início. Além disso, os parlamentares indagam a mesma falta de interesse sobre funcionários que também participaram das atividades ilícitas ou, ainda, como era feito o pagamento das propinas.

O documento endereçado à PF também menciona a reportagem “Delegados da Lava Jato exaltam Aécio e atacam PT na rede”, publicada pelo jornal O Estado de São Paulo no dia 13 de novembro de 2014, para corroborar a crítica de parcialidade da Polícia Federal no caso.

Ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a comitiva solicitou esclarecimentos sobre os fatos relatados na representação à PGR.

Integraram a comitiva petista, além do líder Sibá Machado, as deputadas Margarida Salomão (MG), Moema Gramacho (BA) e Rejane Dias (PI), e os deputados Andres Sanchez (SP), Angelim (AC), Fernando Marroni (RS), Givaldo Vieira (ES), João Daniel (SE), Jorge Solla (BA), Leo de Britto (AC), Leonardo Monteiro (MG), Margarida Salomão (MG), Moema Gramacho (BA), Nilto Tatto (SP), Odorico Monteiro (CE), Paulo Pimenta (RS), Ságuas Moraes (MT), Valmir Prascidelli (SP) e Zé Carlos (MA).

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast