PT Paraná: Ato em comemoração aos 34 anos reúne mais de 700 pessoas em Curitiba

O Partido dos Trabalhadores do Paraná realizou na manhã deste sábado (22), em Curitiba, uma reunião ampliada do Diretório Estadual em comemoração aos 34 anos do partido e aos 11 anos à frente do governo federal. Mais de 700 petistas participaram do encontro, entre deputados, prefeitos, vices, vereadores, dirigentes estaduais e municipais.

Cerca de 200 municípios, de todas as regiões do Paraná, estiveram representados.

A senadora Gleisi Hoffmann, pré-candidata ao governo estadual pelo PT, destacou a satisfação de reencontrar os companheiros de caminhada após quase três anos na Casa Civil. “Reassumo o mandato de senadora com muita vontade e disposição de continuar trabalhando pela melhoria da qualidade de vida da população. Estarei sempre a serviço do povo brasileiro e, com especial dedicação, a serviço do povo paranaense. Temos uma causa e, sobretudo, um compromisso com esse país”.

Ela citou avanços conquistados pelos governos Lula e Dilma nos últimos anos, principalmente nas áreas sociais como o programa Minha Casa, Minha Vida, o Minha Casa Melhor, e o Bolsa Família, que ajudou a retirar 36 milhões de pessoas da miséria. “Que outro país colocou 42 milhões de pessoas na classe média, construiu 3,4 milhões de casas populares, criou novas universidades, investiu na saúde, na educação, na agricultura. Hoje, temos R$ 17 bilhões à disposição da Agricultura Familiar, ajudando a fazer a riqueza desse país. Temos um compromisso inabalável com esse país e com o povo brasileiro.”

Ao falar sobre conjuntura estadual, Gleisi qualificou a situação atual do Paraná como “desastrosa”, ressaltando que a maior parte dos grandes investimentos realizados hoje no estado são com recursos do governo federal. “O governo estadual mente ao afirmar que a presidenta Dilma não investe no Paraná. Mente quando diz que não priorizamos o Estado, mente ao dizer que não liberamos recursos. O Paraná foi o único estado que não cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal, por isso, não conseguia receber operações de crédito”, criticou.

A senadora convocou os companheiros de partido e todos que querem o bem do estado para fazer “uma cruzada pelo bem do Paraná”. “Vamos chamar os sindicatos, os movimentos sociais, os agricultores, os empresários, entidades e toda gente trabalhadora e empreendedora para salvar o Paraná da situação vexatória em que se encontra. Hoje, vemos obras paralisadas, polícia sem carro, escolas sem recursos para manutenção. A maioria das obras está atrasada, corremos o risco de perder o controle da Sanepar e agora, o governo quer dar o golpe nos micro e pequenos empresários aumentando a carga tributária. Quem mais gera emprego será mais penalizado”.

O presidente estadual do PT, deputado Enio Verri, enfatizou que o partido foi forjado para promover a transformação social, lembrando todos os avanços do Brasil nos últimos anos.  Em relação às candidaturas, Verri disse que hoje o PT-PR tem 33 pré-candidatos a deputado estadual e 13 a federal. Ficou estabelecido que o prazo para apresentação de candidaturas é 30 de maio.

O dirigente foi enfático ao analisar o desempenho do governo Richa. “É uma catástrofe. Não deu conta nem da gestão das despesas. Consegue investir menos na saúde que Lerner e Requião e conseguiu estourar o caixa do Estado. A dívida com fornecedores chega a R$ 2 bilhões, além de ter comportamento infantil, dizendo que a culpa não é dele.”

Vice-presidente da Câmara Federal, o deputado André Vargas destacou os inúmeros investimentos federais no Paraná, como moradias, equipamentos, instalação de 32 institutos federais, asfaltamento, saneamento, entre outros. “Entregamos tudo aquilo ao qual nos comprometemos. Se há grandes e médias obras no Paraná, é porque o governo federal está presente. Já eles estão entregando o que não é investimento deles.”

Vargas também desafiou o governo tucano a “mostrar se há alguma outra obra que não sejam os pedágios e que não tenha investimentos federais?”. O deputado disse ainda que o Paraná passa por “vexames e apertos” como nunca ocorreu.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), reafirmou a unidade do grupo político em torno do projeto para o Paraná e o Brasil. “Desde o primeiro momento que estive com a Gleisi e a Dilma ficou claro o apoio e compromisso, com muita clareza, atitude e determinação, com o projeto de desenvolvimento para o Paraná e o Brasil. Minha presença aqui hoje é para reafirmar o empenho na construção desta unidade.”

Estiveram presentes no ato, realizado no Restaurante Madalosso, os deputados federais Zeca Dirceu, Assis do Couto e Doutor Rosinha, deputados estaduais Elton Welter, Tadeu Veneri, Péricles de Mello, Toninho Wandscheer e Professor Lemos, além da vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves.

(Assessoria de Comunicação PT-PR)

 

PT Cast