PT Piauí irá participar de chapão proporcional para deputados

A decisão de participar do chapão na disputa por vagas na Assembleia e Câmara foi firmada no Encontro de Tática Eleitoral do partido, no sábado (28)

PT Piauí

Encontro de Tática Eleitoral do PT Piauí

Neste sábado (28), durante o segundo dia de Encontro de Tática Eleitoral do Partido dos Trabalhadores do Piauí, a maioria dos delegados aprovou participar do “chapão” proporcional na disputa por vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

Segundo o presidente do PT Piauí, Assis Carvalho, a tese foi aprovada por mais de 90% dos delegados do partido. “Eu só tenho a agradecer a confiança da direção do meu partido, dos 250 delegados. Não contamos os votos, mas obtivemos o apoio de mais de 90% dos delegados que aprovaram a proposta da Regina Sousa, vice-governadora e Marcelo Castro ocupando a vaga do MDB, na condição de senador.”

Assis Carvalho reforçou que o PT nunca defendeu o “chapão”, porém, diante da atual conjuntura, em que o nome da senadora Regina Sousa se apresenta como vice, na chapa majoritária do governador Wellington Dias, o partido reavaliou a proposta.

“O chapão nós nunca defendemos nem no início do PT. Agora, diante da conjuntura vigente, das circunstâncias colocadas, da chapa pura para o governo estadual, com a vice também do PT, naturalmente nós negociamos e os delegados aprovaram o texto que nós elaboramos”, declarou o presidente Estadual da sigla.

O partido também chegou a um consenso sobre os nomes dos pré-candidatos a deputado estadual, porém, para federal, será definido na Convenção, dia 3 de agosto.

“Para estadual foram aprovados 16 nomes e para federal nove nomes. Na chapa de estadual existe espaço para manutenção das 16 vagas reivindicadas pela chapa estadual do PT. Na chapa federal nós temos um problema, embora aprovados nove nomes, só são 20 vagas. Então, nós deixamos um artigo com a condição de na Convenção refazer essas pequenas adequações. Seria uma insensatez de nossa parte se não negociássemos isso, mas ai vai depender se o PTC fica aqui ou fica na oposição. O PRB é um exemplo claro. E o PRTB? Então, são pequenas adequações que nós estamos fazendo no sentido de que a gente possa fazer uma boa construção e ter uma chapa com muita unidade e o PT está dando a sua contribuição para que a gente possa ter uma campanha muito alegre, muito pra cima.”, pontuou Assis.

Por PT Piauí