PT presta homenagem a Alfredo Sirkis

“Nesse momento, sua partida comove pessoas em toda parte, dos seringais da Amazônia, que defendeu com Chico Mendes, aos espaços globais da agenda ambiental que ajudou a construir”

Reprodução

Alfredo Sirkis

Homenagem ao imprescindível Alfredo Sirkis

Alfredo Sirkis é um daqueles homens imprescindíveis que nos fala Bertold do Brecht em seu poema Os que lutam. É, porque a presença desses protagonistas da história permanece para sempre, mesmo que já não estejam entre nós. Permanece na memória, na saudade e na luta, como um farol a indicar o caminho a seguir.

Sua trajetória de vida nunca perdeu a referência da utopia de uma sociedade justa e igualitária, reconciliada consigo mesmo e com a natureza. E mostrou como alcançar esse objetivo com ações e atitudes práticas, seja na resistência à ditadura, seja nas demais frentes que militou como jornalista, ativista ambiental, gestor público e líder político.

Nesse momento, sua partida comove pessoas em toda parte, dos seringais da Amazônia, que defendeu com Chico Mendes, aos espaços globais da agenda ambiental que ajudou a construir.

A história do ambientalismo do Brasil e do mundo foi escrita e será contada com os feitos de Sirkis. E a melhor homenagem que podemos render a ele, é nos comprometendo em ecoar sua voz, seu pensamento e sua prática em prol da sustentabilidade ambiental e da justiça social em todas as frentes de luta.

É esse compromisso que nós, ambientalistas do Partido dos Trabalhadores, assumimos também como forma de solidariedade aos familiares e amigos de Alfredo Sirkis.

Alfredo Sirkis, presente!

Gleisi Hoffmann