PT quer apurar denúncias de corrupção envolvendo governos do PSDB em SP

Parlamentares da Bancada do PT protocolaram requerimentos em diversas comissões permanentes da Câmara solicitando esclarecimentos sobre denúncias de corrupção envolvendo os governos do PSDB de São Paulo em licitações do…

Fotos: Agência Câmara

Fotos: Agência Câmara

Parlamentares da Bancada do PT protocolaram requerimentos em diversas comissões permanentes da Câmara solicitando esclarecimentos sobre denúncias de corrupção envolvendo os governos do PSDB de São Paulo em licitações do metrô. Os deputados Edson Santos (PT-RJ) e Renato Simões (PT-SP) , por exemplo, são autores da proposta apresentada na Comissão de Segurança Pública e Crime Organizado para que o tucano José Serra – ex-governador de São Paulo – explique as supostas fraudes ocorridas na sua gestão e nos governos dos também tucanos Mário Covas e Geraldo Alckmin.

No requerimento, Edson Santos e Simões informam que a Siemens (multinacional alemã) fez acordo de “leniência” com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) confessando detalhes sobre as fraudes praticadas em conjunto com outras empresas e revelando o esquema de corrupção. “A Siemens entregou ao Cade documentos que comprovam que o governo de São Paulo sabia e deu aval à formação de uma quadrilha organizada para desviar recursos públicos do metrô pra o esquema montado pelo PSDB”, afirmam no requerimento.

Os petistas justificam a vinda de José Serra destacando que ele foi arrolado como testemunha, mas não compareceu para depor no inquérito civil do Ministério Público Estadual que investiga a compra de 320 carros da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em 2008.

Os deputados Edson Santos e Renato Simões também propuseram que a Comissão de Segurança convide João Roberto Zaniboni, ex-executivo da CPTM nos governos de Mário Covas e Geraldo Alckmin para depor sobre o assunto no colegiado. Em outro requerimento os petistas propõem que a comissão ouça o depoimento de Arthur Teixeira, lobista e proprietário de duas empresas de consultoria suspeitas de receber propina das multinacionais Alstom e Siemens, para que fossem beneficiadas em concorrências públicas. Santos e Simões destacam que Arthur Teixeira foi indiciado pela Polícia Federal brasileira a pedido do Ministério Público da Suíça.

Viação e transporte – Devem ser apreciados na Comissão de Viação e Transporte, nesta semana, cinco requerimentos do deputado Pauloão (PT-AL). Entre eles, o que propõe que o colegiado tome o depoimento do vereador tucano Andrea Matarazzo, ex-secretário de energia do estado de São Paulo e que foi indiciado pela Polícia Federal por suspeita de corrupção passiva e de ter recebido propina de um grupo francês Alstom.

Por iniciativa do deputado Paulão, a comissão poderá convidar também para depor no colegiado o ex-chefe da Casa Civil do governo Mário Covas e atual Conselheiro do Tribunal Contas de São Paulo, Robson Marinho. O petista argumenta que Marinho precisa esclarecer à comissão as denúncias de corrupção em contratos internacionais com a empresa francesa Alstom e os depósitos no valor de US$ 2,7 milhões encontrados em sua conta na Suíça.

O deputado Paulão também propõe que a comissão tome depoimento de João Roberto Zaniboni, além de ouvir o ex-governador José Serra e Arthur Teixeira sobre as denúncias de corrupção no metrô de São Paulo.

O deputado Francisco Chatas (PT-SP) é autor cinco requerimentos na Comissão de Trabalho para que o colegiado também ouça os depoimentos de José Serra, Robson Marinho, Andrea Matarazzo, João Roberto Zaniboni e Arthur Teixeira.

Por iniciativa do deputado Afonso Florence (PT-BA), José Serra, Robson Marinho, Andrea Matarazzo, João Roberto Zaniboni e Arthur Teixeira poderão depor também na Comissão de Finanças e Tributação.  E se forem aprovados os requerimentos do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), os cinco terão que prestar esclarecimentos sobre as denúncias também na Comissão de Desenvolvimento Econômico e Indústria e Comércio.

Os deputados Vanderlei Siraque (PT-SP) e Renato Simões também apresentaram requerimento para que Serra, Marinho, Matarazzo, Zaniboni e Teixeira prestem depoimento na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

Por Vânia Rodrigues, do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast