PT realizará Encontro Nacional Extraordinário em dezembro

Em novembro, serão eleitos 600 delegados/as para deliberar sobre os novos rumos do partido

Lula Marques/Agência PT

Foto: Lula Marques/Agência PT

A Comissão Executiva Nacional do PT aprovou, durante reunião nesta semana, em Brasília, a data de realização do Encontro Nacional Extraordinário, conforme deliberação do Diretório Nacional do partido. O objetivo do encontro será discutir e deliberar sobre os rumos e desafios do conjunto do partido.

O evento será realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro deste ano, com 600 delegados (as), 10% de convidados(as) a critério da Comissão Executiva Nacional. Também ficou estabelecido pelos dirigentes petistas o dia 27 de novembro para a eleição de delegados (as), por chapa nacional, pelo voto direto e secreto dos filiados(as)nos municípios;

Foi formada uma comissão organizadora do Encontro Nacional composta pelas Secretarias Geral, Organização, Finanças e Formação. As demais propostas sobre os debates e prazos para as inscrições de chapas e teses e outros encaminhamentos serão tomados pela Comissão Organizadora com consultas feitas às chapas representadas na Comissão Executiva Nacional.

Mobilização

A Executiva Nacional do PT criou o Grupo de Trabalho de Mobilização, que será coordenada pelo secretário geral Romênio Pereira, para funcionar como um coletivo político com o objetivo de encaminhar a execução das ações políticas da instância para o enfrentamento exigido pelo atual cenário político.

Além de Romênio Pereira, participam da Comissão de Mobilização da Conjuntura os dirigentes nacionais Alberto Cantalice, Anne Karolyne, Bruno Elias, Carlos Árabe, Gleide Andrade, Indalécio Wanderley, João Paulo Farina, Laisy Moriére, Maristella Mattos, Mônica Valente e Vívian Farias.

De acordo com a Secretaria-Geral Nacional do PT, a prioridade é fortalecer e organizar a presença partidária nas diversas mobilizações contra o golpe e o governo usurpador em curso no país, além de abrir diálogo e fazer o acompanhamento com os setores sociais e culturais, além dos organismos internacionais, que promovem a resistência ao golpe político sofrido pela presidenta Dilma Rousseff.

Os membros da Comissão fizeram uma primeira reunião no dia 1º de junho, em Brasília, e definiram a formação de vários Grupos de Trabalho que funcionarão de acordo com os respectivos temas aprovado durante o encontro. Novas reuniões dos GT´s de Mobilização já estão programadas para os próximos dias.

Da Redação da Agência PT de Notícias