PT recebe delegações estrangeiras para o 2º turno das eleições

Cerca de 200 pessoas de 21 países participaram do encontro organizado pela Secretaria de Relações Internacionais do partido. O ex-presidente da Espanha, José Luis Zapatero, foi um dos presentes

para Zapatero, “a derrota de Bolsonaro será o início do fim da Extrema-direita” (Foto: Sergio Silva)

A Conferência Internacional “A luta pela democracia em tempos de avanço da extrema-direita no mundo” foi realizada neste sábado, dia 29 de outubro, na véspera do 2º turno. O encontro foi organizado pela Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores. Cerca de 200 pessoas, representantes de 21 países, participaram da atividade. O ex-presidente da Espanha, José Luis Zapatero, foi um dos presentes.

Zapatero ressaltou que a América Latina é, atualmente, a região que tem mais manifestações progressistas. É a única região do mundo que está em paz e afirmou que “a derrota de Bolsonaro será o início do fim da Extrema-direita”.

Participaram do seminário representantes de partidos políticos, de sindicatos e parlamentares dos seguintes países: República Dominicana, Argentina, Paraguai, Colômbia, Chile, México, Nicarágua, Galiza, Alemanha, Portugal, Uruguai, Estados Unidos, França, Espanha, Venezuela, Reino Unido, Peru, Catalunha, Equador, Canadá e Guatemala.

Daniel Caggiani, senador do Uruguai pela Frente Ampla, também participou da Conferência Internacional.

A senadora paraguaia Esperanza Martinez afirmou que a nova extrema-direita conseguiu crescer no mundo todo através de um “populismo de direita que utiliza mentiras para atacar os direitos da população”.

Já o eurodeputado, Frank Schwabe, do SPD alemão, lembrou que a líder da extrema-direita direita na Alemanha veio se encontrar com Jair Bolsonaro. Schwab disse que “o objetivo deles é destruir o bom senso e as instituições”, e completou que essa é a lógica de organização desse grupo no mundo todo.

Mônica Valente, secretária-executiva do Foro de São Paulo e integrante da executiva nacional do PT, e Walter Sorrentino, representante do PCdoB, falaram sobre as expectativas para as eleições de domingo. As delegações estrangeiras foram convidadas para acompanhar o processo eleitoral brasileiro e a apuração da votação.