PT repudia ação violenta do governo mineiro contra acampamento do MST

Agricultores que já ocupam a área há 20 anos estão sendo despejados em plena pandemia do coronavírus

Gean Gomes

Polícia Militar de Minas Gerais reprime com violência famílias de agricultores do MST

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, divulgou vídeo para denunciar a ação violenta do governo de Minas Gerais contra as famílias de agricultores do Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio (MG), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Nos últimos dias a Polícia Militar do estado, a mando do governador Romeu Zema, já demoliu uma escola e ateou fogo no local para forçar a retirada das famílias, que sofrem uma ação de despejo ordenada pela Justiça em plena pandemia do coronavírus. As famílias já ocupam a área há 20 anos, onde produzem café.

Gleisi Hoffmann anunciou a realização de um grande movimento de apoio aos acampados nas redes sociais e junto ao Ministério Público, além de ações da Bancada do PT na Câmara Federal para por fim à violência contra as famílias do acampamento.

Nota de repúdio

Durante a semana, a Secretaria Agrária Nacional do PT também divulgou uma nota para denunciar a violência praticada contra os agricultures do MST no Quilombo Grande, em Campo do Meio (MG)

Leia a íntegra:

A Secretaria Agrária Nacional do PT presta apoio e solidariedade às famílias agricultoras do acampamento Quilombo Grande, em Campo do Meio (MG), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que sofreu uma violenta ação de reintegração de posse entre ontem e hoje (12 e 13 de agosto de 2020).

Em mais uma demonstração de covardia, autoridades políticas e policiais insistem em desabrigar trabalhadores e trabalhadoras em plena pandemia do coronavírus, expondo a face cruel de governantes que, não bastasse o descaso com direitos, justiça social e a função social da terra prevista na Constituição Federal, mais uma vez demonstram seu desprezo por vidas humanas – sempre que se trata dos mais pobres e vulneráveis.

Na noite da quarta-feira (12/08) a PM-MG já havia destruído uma escola quando, sob forte pressão política, o governador Romeu Zema se comprometeu publicamente a suspender o despejo das famílias acampadas. Porém, nesta quinta-feira (13) os acampados foram surpreendidos por nova ação violenta da polícia, que ateou fogo no acampamento como tentativa de intimidar as famílias, que ainda resistem no local.

A Secretaria Agrária Nacional do PT mais uma vez vem a público denunciar a irresponsabilidade de governos insensíveis mesmo diante da tragédia desta pandemia, quando o abrigo de famílias e a produção de alimentos deveriam ser valorizados e protegidos, ao invés de atacados e violentados pelo governo e pela polícia, e buscará junto ao Partido dos Trabalhadores e nossa bancada federal e estadual mineira, reforçar o apoio à luta dos trabalhadores e trabalhadoras do acampamento Quilombo Grande.

Elisângela Araújo
Secretária Agrária Nacional