PT repudia vandalismo contra estátua de Mãe Stella de Oxóssi, em Salvador

Leia nota, assinada pelos Setoriais Inter-religiosos do PT de Salvador, da Bahia e pelo Nacional , que denuncia atos criminosos de racismo religioso

PT Nacional

Secretaria de Relações Internacionais do PT saúda o Partido Rússia Unida pela vitória do presidente Putin com mais de 87% dos votos

NOTA DE REPÚDIO

O Setorial Inter-religioso do PT- Salvador vem por meio desta manifestar todo seu repúdio contra os atos criminosos de racismo religioso, que se manifestam através do desrespeito contra os locais de cultos, símbolos, vestes, modo de vida, monumentos relacionados a comunidade de axé, bem como as violências verbais ou físicas acometidas contra membras/membros, sacerdotisas e/ou sacerdotes do candomblé e de outras religiões oriundas dos povos de terreiros. Sabemos que o desrespeito religioso não é algo recente na história do Brasil, e especificamente na história da Bahia e, infelizmente, na madrugada deste ultimo domingo, dia 04 de dezembro de 2022, mas uma vez o desrespeito religioso se materializou através do vandalismo contra o patrimônio público.

A estátua da Mãe Stella de Oxóssi, uma importante ialorixás do país, falecida em 2018 aos 93 anos, e do orixá Oxóssi, foi incendiada na Avenida registrada em seus nome, a Av. Mãe Stella de Oxóssi, via que liga a Av. Paralela à orla do bairro de Stella Maris.

Cabe registrar que o monumento, inaugurado em abril de 2019, já havia sido alvo de vandalismo em setembro de 2019, alguns meses após sua inauguração, evidenciando que os ato de vandalismo é apenas a ponta do “iceberg”, pois o preconceito, o racismo, o desrespeito religioso vem crescendo assustadoramente na Bahia e no Brasil. Apesar da nossa Constituição Federal, assegurar a laicidade do Estado brasileiro, o livre exercício dos cultos religiosos e a proteção aos locais de cultos, liturgias e símbolos sagrados, bem como o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia, ainda convivemos com recorrentes atos que configuram a violação de direitos assegurados em lei. Portanto, aguardamos a apuração do caso e a identificação da/do ou das/dos responsáveis e punição dentro do rigor da lei, para que assim, atos como esse não fiquem impunes.

Concomitantemente, aguardamos ações dos órgãos governamentais que tenham por objetivo educar e conscientizar a população soteropolitana, que o respeito entre as religiões é um importante passo que precisa ser dado a fim de trilharmos um caminho sem ódio, mas sim permeado de paz, amor e respeito para a construção de uma sociedade livre de todas e quaisquer formas de preconceitos.

Por fim, nos consolidamos com a toda população de axé e mais uma vez ratificamos que não compactuamos e repudiamos quaisquer tipos de violação de direitos e aguardamos, juntamente como toda sociedade civil, a apuração do caso e a punição das/dos responsáveis com todo o rigor da lei.


Elisabete Pereira, 
coordenadora municipal do Setorial Interreligioso do PT- Salvador/Bahia

Dagmar Santos,  coordenadora estadual Setorial Inter-religioso PT/BA

Gutierres Barbosa, coordenador nacional do Setorial Inter- religioso do PT/Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast