PT Santo André discute novas formas de comunicação

Partido propõe eficiência e agilidade da comunicação durante Etapa Livre Municipal “Por Mais Democracia e Mais Comunicação”

Foto: Ajamar

Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações, entre outros. A definição do tema exemplifica a repercussão da Etapa Livre “Por Mais Democracia e Mais Comunicação”, do Partido dos Trabalhadores de Santo André. O evento foi realizado ocorrida no último sábado (30) e mobilizou cerca de 60 pessoas na sede do Sindicato dos Bancários do ABC, na cidade andreense.

Coordenado pelo GT Comunicação do PT Santo André, o encontro preparatório ao 5º Congresso Nacional do PT teve duração de 3 horas.

O debate contou com as presenças do diretor da Cátedra Unesco de Divulgação Científica e professor da (ECA-USP), Ciro Marcondes Filho; do pesquisador Charles Jungles Nisz Lourenço, e do presidente do PT Santo André e deputado estadual, Luiz Turco. Eles discutiram as novas tecnologias de informações, a interlocução com a sociedade e mediado pelo secretário de Comunicação, Humberto Tobé.

Também participaram do encontro o prefeito de Santo André, Carlos Grana; o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Belmiro Moreira; o coordenador da Macro ABC, Claudinho da Geladeira; o vereador de Rio Grande da Serra, Benedito Teixeira; assessores parlamentares de diversos mandatos, além de companheiros e companheiras dos municípios da região.

Efeitos da Comunicação – Criador da Nova Teoria de Comunicação, Ciro Marcondes entende que atualmente não existe comunicação efetiva, mas sim conexões em que muitas pessoas apenas repassam informações que recebem, sem reflexão sobre o conteúdo da notícia.

“Hoje todo mundo está conectado [nas redes sociais], mas não existe, de fato, a comunicação. Temos uma circulação de sinais. Não adianta termos todos os equipamentos e plataformas necessárias para tal ação, se o que queremos comunicar não tem o mínimo efeito sobre uma pessoa. Comunicação é rara! Não é simples. Não basta ter a televisão, o rádio e o jornal. Só existe comunicação quando provoca uma situação em que leve as pessoas a pensarem sobre tal assunto”, explica.

De acordo com o professor, a manipulação de setores da mídia funciona de maneira a explicitar ideias fáceis e raciocínios simples, em um cenário em que as pessoas adotem a mensagem como “verdade absoluta”, sem questionamentos.

“O problema é que os clichês e frases prontas vêm para substituir a reflexão. Inúmeras pessoas adotam frases como resumo de um pensamento que traduz muitas vezes em preconceito. Adotam frases como modo de pensar. Isto não é comunicação. É o reforço do preconceito e estereótipo”.

Ainda segundo Ciro, apesar de complexo, o caminho para se comunicar é levar o receptor da mensagem a exercitar a mente e formar opinião própria, em relação aos temas do cotidiano.

“A comunicação acontece quando produz um efeito desestabilizador no outro em relação às suas ideias pré-concebidas. Se não acontecer isso, ficamos limitados apenas a reprodutores de conteúdo”, sintetiza Ciro.

Renovação – Para o professor Charles Nisz, o Partido dos Trabalhadores precisa priorizar a comunicação com a juventude, uma vez que futuramente serão os formadores de opinião na sociedade.

“Menos de 1% dos filiados do PT têm menos de 20 anos. Cadê a renovação do partido? Cadê a categoria de base? Chegamos num impasse. Se temos um terço do eleitorado que tem menos de 25 anos, temos que começar a pensar numa estratégia de comunicação para esse público. Porque daqui quatro a oito anos estes mesmos jovens serão chefes de família, gerentes de empresas e influenciadores de opinião”, analisa.

Democratização – “A comunicação, de um tempo para cá, passou a ser um ponto central em nosso debate. E como somos favoráveis a pluralidade de informações na sociedade e o acesso democrático às notícias, temos que discutir a liberdade de imprensa e a democratização dos meios de comunicação. Não é possível pregar democracia, se a comunicação ficar sempre restrita apenas a alguns grupos majoritários no país”, discursa Luiz Turco.

Inovação – Uma das ações das gestões do Partido dos Trabalhadores em Santo André que revolucionaram o modo de se comunicar efetivamente com a sociedade foi a criação, ainda nos anos 1980, do Orçamento Participativo, durante o governo Celso Daniel. Passado mais de duas décadas, o projeto de participação popular foi adaptado para integrar uma iniciativa inédita na atual administração Carlos Grana: surge em 2013, o PPA Participativo Criança.

“Uma das grandes questões colocadas é como a gente conquista os corações e mentes da juventude. Criamos mecanismos como o OP Criança, em 2014, onde as crianças ajudam a definir o futuro da cidade, se reúnem nas escolas municipais (de 3 a 10 anos de idade) e apontam as prioridades, elegem seus representantes e levam as reivindicações ao prefeito”, revela Grana.

De acordo com o prefeito, cerca de 25 mil crianças da rede pública municipal contribuem com ideias para o futuro da cidade, dentre elas, algumas serão eleitas conselheiras mirins da cidade.

“Quando você traz as crianças para discutir sobre os rumos da cidade, você integra também as famílias e os professores”, reforça.

5º Congresso – O encontro foi aberto ao conjunto de filiados e filiadas do partido, aos profissionais de comunicação social, aos movimentos sociais, sindicais, ecumênicos e entidades da sociedade civil.

O secretário de Comunicação do PT Santo André destacou a importância da atividade e considerou que “o diretório sempre se destacou na organização partidária. “A partir das propostas debatidas teremos uma política de comunicação ainda mais perto do nosso filiado e filiada”, afirma Humberto Tobé.

Os resultados deste debate serão encaminhados ao 5º Congresso Nacional do PT, que será realizado entre os dias 11 e 13 de junho de 2015.

Das 400 Etapas Estaduais, Municipais, Regionais e Livres realizadas em todo o país, cerca de 140 encontros foram promovidos no estado de São Paulo.

Segue algumas das Propostas:
– Grupo de Teatro itinerante em regiões de grande concentração de pessoas nas cidades. (informar a população sobre ações do partido e do governo, por meio do lúdico, e deixar no imaginário das pessoas, sem explicitar que a ação é do Partido dos Trabalhadores).

– Formação de Núcleos Digitais. (Criação de comissão especial para núcleos físicos).

– Criação de “Debate na Praça” para diálogo com a população sobre temas do cotidiano.

– Incluir na grade curricular oficinas de “Como ler a mídia” como análises críticas sobre a mídia, imprensa, jornalismo e conteúdo.

– Ações para o fortalecimento da imagem do PT perante a sociedade e opinião pública.

– Elaboração de veículos de comunicação alternativa nos bairros. (Divulgação das políticas públicas do PT nas regiões periféricas)

– Uso da bandeira do Brasil em ações do partido.

– Mobilização permanente da nossa militância e resgatar o “Orgulho de ser petista”.

Por Fábio Sales, do GTE PT-SP, para a Agência PT de Notícias

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