PT segue na luta pela rejeição do financiamento empresarial, garante Rui Falcão

Para o dirigente, quem tem que financiar a atividade político-partidária são as pessoas físicas, que tem direito ao voto; Rui Falcão apontou também o fundo partidário como fonte de recurso

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O presidente Nacional do PT, Rui Falcão, disse nesta terça-feira (2), em coletiva de imprensa realizada na sede do partido, que o PT segue na luta incessante pela rejeição do financiamento empresarial de campanha, para partidos e candidatos.

“As empresas não são agentes políticos, não são cidadãs. Quem tem que financiar a atividade político-partidária são as pessoas físicas, que tem direito ao voto”, defendeu, após reunião da Executiva Nacional, ao apontar também o fundo partidário como fonte de recurso.

O dirigente classificou como “golpe” e um “rompimento de acordo” a manobra que permitiu uma segunda votação sobre o tema na Câmara, na semana passada. “Quando as pessoas puderem refletir melhor sobre o que aconteceu, irão entender como essa medida é nefasta para a política brasileira”, afirmou.

A posição do Diretório Nacional do PT, que decidiu rejeitar doações de empresas, será referendada durante o 5º Congresso. “Acredito que as pessoas vão propor que se mantenha essa decisão”, afirmou.

Grandes Fortunas – O dirigente defendeu ainda a taxação de grandes fortunas e a volta da CPMF, o chamado imposto do cheque, proposta que também será debatida durante o encontro marcado para acontecer entre os dias 11 e 13 de junho, em Salvador (BA).

“Eu defendo porque a Saúde precisa de recursos, porque é um imposto limpo, transparente, não cumulativo, não regressivo e, quando existia, atingia não mais do que 13 milhões de pessoas, cerca de 10% da população brasileira”, argumentou.

À imprensa, Rui Falcão confirmou a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula no 5º Congresso Nacional do PT. O evento contará com participação de mais de 800 delegados que, juntamente com a direção da legenda, irão construir um documento com orientação para todo o partido.

Executiva Nacional – Mais cedo, em reunião nesta terça-feira (2), a Direção Executiva Nacional do PT concluiu a escolha das pautas que serão debatidas no 5º Congresso Nacional do partido em Salvador, na próxima semana. Entre os principais temas a serem abordados estão os desdobramentos do projeto de reforma política do partido.

O dirigente garantiu que as teses apresentadas até o momento serão atualizadas até a próxima segunda-feira (8). “Elas poderão ser ratificadas ou ampliadas caso seja de interesse da tendência. Depois do dia 10 vamos iniciar uma articulação para construir uma tese mais consensual que possa servir de guia para o congresso”, disse.

Da Redação da Agência PT de Notícias