PT vai presidir três comissões permanentes da Câmara em 2019

Bancada da Casa vai liderar trabalhos nas importantes comissões de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), de Cultura (CCult) e a de Legislação Participativa (CLP)

Gustavo Bezerra

Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara

A Bancada do PT na Câmara vai presidir três comissões permanentes da Casa ao longo de 2019: a de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), a de Cultura (CCult) e a de Legislação Participativa (CLP). A escolha das comissões foi feita hoje durante reunião de líderes partidários. Segundo o líder do PT, Paulo Pimenta (RS), as três comissões são de extrema importância para o partido promover a resistência contra o fascismo e os retrocessos promovidos pelo governo Jair Bolsonaro e sua base.

“A CDHM, criada por sugestão do Partido dos Trabalhadores, é um espaço importante na luta política no País, assim como a de Cultura, outro espaço de resistência contra o avanço do fascismo e da extrema direita nesta área”, disse Pimenta. Ele destacou que a Comissão de Legislação Participativa tem também papel central, pois é o ponto focal de relação do Legislativo com a sociedade. Os nomes dos parlamentares que vão presidir as comissões ainda não foram anunciados.

Fernando Haddad

De acordo com o líder, a atuação da bancada nas três comissões temáticas será com força total, “para fazer valer os 47 milhões de votos recebidos pelo candidato do PT nas eleições presidenciais de 2018, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

A escolha das comissões permanentes é feita com base no resultado da última eleição para a Câmara (2018) e no princípio da proporcionalidade partidária – o tamanho da bancada na Casa define a precedência e o número de presidências que a legenda pode reivindicar. Ao todo, são 25 comissões permanentes na Casa.

Dos 30 partidos com representação na Câmara nesta legislatura, 16 vão comandar alguma comissão. Com as maiores bancadas da Casa, PT e PSL são as legendas que ficaram com mais colegiados no rateio feito por acordo: três cada um.

Assista o vídeo com o líder Paulo Pimenta:

Por PT na Câmara